curva de valor
Por: Tiago Reis

Curva de valor: saiba o que é e como funciona essa ferramenta

Curva de valor é um recurso que auxilia empresas a deixarem um ambiente de competição intensa para alcançarem mercados mais promissores. O potencial de crescimento de uma empresa é um dos aspectos considerados em uma análise fundamentalista de investimentos.

A curva de valor é expressa graficamente e foi criada pelos autores W. Chan Kim e Renee Mauborgne no livro A Estratégia do Oceano Azul.

O que é a curva de valor?

Curva de valor é uma ferramenta que possibilita a análise comparativa dos valores de um negócio de maneira simples e objetiva. Seu objetivo é fazer a empresa criar um posicionamento estratégico de Marketing no mercado, através da inovação e diferenciação.

10 livros que todo investidor deveria ler

De acordo com W. Chan Kim e Renee Mauborgne a maior parte das empresas vive em oceanos vermelhos. Estes nada mais são que mercados extremamente competitivos, onde diversas empresas acabam matando-se entre si por possuírem um diferencial muito pequeno.

Normalmente, isso acontece em mercados onde as únicas estratégias de marketing são preço e produto. Dessa maneira, não há inovação e nem um diferencial realmente competitivo que possa tirar as empresas desse mar vermelho.

O que é a estratégia do oceano azul?

Navegar em um oceano azul, corresponde dizer que a empresa é capaz de criar um novo mercado. Ou até mesmo uma vantagem competitiva difícil de ser copiada por outras empresas.

De acordo com uma passagem do livro, “As empresas criadoras de oceanos azuis não recorreram aos concorrentes como paradigmas. Em vez disso, adotaram uma lógica estratégica diferente, que denominamos inovação de valor.”

Nesse sentido, podemos afirmar que empresas que saibam desbravar nichos de mercado ainda não explorados tornando a concorrência irrelevante, e que saibam criar e capturar uma nova demanda, conseguem criar essa inovação de valor.

A importância do Marketing Strategy Canvas

Embora na teoria pareça algo natural, na prática, sair do oceano vermelho para atingir o oceano azul é um verdadeiro desafio para as empresas. Muitas vezes, elas já estão acomodadas em seu posicionamento. Para isso é importante que seja desenvolvido um bom planejamento estratégico com auxílio de algumas ferramentas.

A Strategy Canvas, é desse modo, uma ferramenta de auxílio. Através de uma tela organizada em um fluxo lógico, ela ajuda organizar os principais elementos de um planejamento de marketing.

Nesse painel, a empresa precisa primeiramente definir um público-alvo pouco explorado, ou ainda não explorado de maneira contundente. Posteriormente, deve conhecer os seus atributos de valor para saber comunicá-los ao cliente.

Quer saber como analisar o potencial de uma empresa? Faça o minicurso de valuation e precificação de ativos da Suno.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

A inovação mercadológica possibilita à empresa reduzir custos com publicidade. Isso porque um produto realmente inovador, que entrega o valor que o cliente realmente busca, de certo modo, acaba sendo divulgado através do boca a boca. Ainda mais em tempos de intensa comunicação como o nosso.

Contudo, que o Strategy Canvas é uma ferramenta de auxílio ao plano de marketing. Pois, dará uma visão holística do mercado e dos atributos da empresa para saber de que forma a mesma irá abocanhar esse mercado.

Como construir uma curva de valor?

Por se tratar de um gráfico simples, a curva de valor consiste em criar uma planilha. No Eixo X, serão preenchidos os atributos de valor que os seus clientes buscam na hora de adquirir um produto ou serviço no seu segmento. E, no Eixo Y, cria-se uma escala de pontuação.

Feito isso, será gerado um gráfico no qual poderão ser avaliados os atributos de cada produto oferecido pela empresa. Esse gráfico deverá ser feito sobre cada um dos produtos oferecidos. Se o mix for bastante extenso, é importante um auxílio de um software para ajudar.

Com os gráficos prontos, de acordo com o livro deve-se levantar as seguintes questões para sair do oceano vermelho e surfar no oceano azul:

  • Eliminar: Quais atributos podem ser eliminados?
  • Reduzir: Quais atributos podem ser reduzidos?
  • Elevar: Quais atributos podem ser elevados?
  • Criar: Quais atributos podem ser criados?

Respondendo essas questões, a empresa consegue melhorar os atributos que realmente representam valor para o cliente. Com isso deixará a guerra do oceano vermelho para surfar nos altos ganhos do oceano azul.

Gostou de conhecer a curva de valor? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo?

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!