Acesso Rápido

    CTO: entenda o que ele faz e qual a sua importância dentro da empresa

    CTO: entenda o que ele faz e qual a sua importância dentro da empresa

    Dentro de uma empresa existem diversos cargos de liderança. Dentre eles está o CTO — que atualmente é um dos profissionais mais importantes da atualidade.

    O CTO é, portanto, um profissional de alto escalão, que devido à sua responsabilidade pode ser capaz de proporcionar à empresa um aumento do seu lucro líquido.

    O que é o CTO?

    CTO é a sigla em inglês para Chief Technology Officer. Esse é o profissional responsável por toda a parte tecnológica da empresa.

    No Brasil, esse cargo costuma ser chamado de Diretor de Tecnologia ou Diretor de T.I. No entanto, nem todas as empresas possuem esse cargo específico dentro de sua hierarquia.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Inclusive, há ainda muitas dúvidas sobre o que é um CTO ou o que significa o CTO para uma organização. Porém, há muitas funções relacionadas a esse cargo.

    Dentre as principais estão a realização de pesquisas, aplicações de tendências de mercado, avaliação de oportunidades, dentre outras. Cabe também ao CTO garantir o bom  funcionamento da estrutura tecnológica do negócio.

    O papel do CTO dentro da empresa

    Como o próprio nome sugere, o cargo CTO é exclusivamente voltado para a tecnologia. 

    A principal atribuição do CTO é coordenar toda a estrutura de Tecnologia da Informação. Isso envolve a coordenação de toda a equipe visto que esse é o cargo máximo dentro da parte de tecnologia de uma empresa.

    Muitas vezes, o papel do CTO é direcionar a visão do CEO sobre o futuro da companhia para aplicação prática dentro da sua equipe interna de T.I.

    Esse é um cargo altamente estratégico, pois ele precisa estar atento às oportunidades e ameaças do segmento. Além de propor a implantação de novidades que possam dar mais vantagens competitivas ao  negócio.

    Quer aprender a investir em dividendos? Então baixe o nosso minicurso investindo em dividendos.

    A importância desse profissional dentro da organização

    A tecnologia é um fator-chave de competitividade no mercado. Até por conta da globalização cada vez mais crescente.

    Isso exige que as empresas busquem implantar com mais frequência soluções tecnológicas para oferecer produtos com mais qualidade e menor preço para seus clientes.

    Por isso, o CTO está sendo cada vez mais requisitado. Afinal, ele é responsável por validar ideias e viabilizar a execução prática das sugestões dos sócios.

    Cabe também a ele supervisionar a equipe de tecnologia que irá garantir a implementação de soluções tecnológicas viáveis e adequadas para a empresa.

    Portanto, qualquer falha na implementação de novas tecnologias podem recair sobre o diretor de tecnologia. 

    Como se tornar um CTO?

    Geralmente este cargo é ocupado por profissionais formados em ciência da computação, engenharia da computação ou análise de sistemas. Até porque será necessário possuir uma ampla familiaridade com a tecnologia.

    Porém, há casos dele ser ocupado por profissionais formados em administração de empresas ou até mesmo outras engenharias.

    Muitas vezes, o que mais importa é a experiência prática do profissional. Colaboradores podem não ter uma formação específica na aréa e podem ter aprendido todo conteúdo sobre programação através da internet.

    Todavia, o profissional que queira saber como se tornar um CTO precisa entender que não é necessário somente conhecimento técnico, mas sim uma grande capacidade de liderança também.

    Essa é uma área que exige reciclagem constante, pois novas soluções surgem a todo momento. E cabe ao CTO acompanhá-las de perto.

    Foi possível entender o que é um CTO? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *