Acesso Rápido

    Cotação do ouro: conheça a nossa opinião sobre esse tipo de investimento

    Cotação do ouro: conheça a nossa opinião sobre esse tipo de investimento

    Acompanhado constantemente por muitos investidores ao redor do mundo, a cotação do ouro é um componente de mercado, que assim como qualquer outro, depende da lei da oferta e da procura.

    A cotação do ouro é dada digitalmente através das bolsas de valores no mundo todo. Por vezes essa cotação pode ser muito volátil, pois a sua procura varia muito de acordo com as dinâmicas macroeconômicas vistas nos mais diversos países do globo.

    Aplicação em ouro

    No Brasil, a forma mais comum de investir em ouro é através da bolsa de valores. Para comprar ouro na B3, o investidor deve primeiramente fazer uma conta em uma corretora devidamente listada na bolsa. Feito isso, o investidor deverá se submeter a compras de lotes mínimos para que consiga comprar essemetal no mercado.

    A vantagem de investir em ouro através de uma correta de valores é a segurança da transação e o menor risco de ser roubado, dado que a posse de ouro físico pode apresentar uma maior possibilidade de que o furto aconteça.

    A cotação do ouro é feita em reais por grama. Importante ressaltar que o preço do ouro no Brasil é atrelado à cotação do metal na bolsa de Nova York, do qual é feita em dólares por onça (medida essa que equivale a aproximadamente 31 gramas).

    Caso o investidor queira levar o ouro físico para casa, ele deverá solicitar a sua corretora a retirada das barras junto à B3, indicando em qual banco custodiante ele pretende retira-las. No entanto, quando isso acontece, esse bem deixa de ter padrão de negociação em bolsa de valores e passa a ter o valor de um produto físico como qualquer outro.

    Uma outra modalidade de compra de ouro é através do mercado de balcão, do qual permite que o metal seja entre fisicamente para o comprador e é vendido por fundidoras credenciadas pelo Banco Central.

    Ouro como investimento

    O ouro é tido por muitos como um investimento agregador de valor no longo prazo. Porém, na nossa visão, esse ativo não pode ser capaz de gerar riqueza em períodos prolongados de tempo.

    Warren Buffett, considerado o maior investidor de todos os tempos, tem uma opinião muito própria com relação ao investimento em ouro.

    “(o ouro) é cavado nas terras da África, ou em outro lugar. Então nós o derretemos, cavamos outro buraco, os enterramos novamente e pagamos uma pessoa para ficar em volta guardando-o. Não tem nenhuma utilidade. Qualquer um assistindo de Marte estaria coçando a cabeça”, disse Buffett em 1998 em um discurso na Universidade de Harvard.

    Com essa mensagem, o megainvestidor quis dizer que esse metal não tem uso na prática. Ter a característica de ser raro não significa que o ativo valha como um investimento. Pois investimentos, de modo geral, se caracterizam por ativos produtivos e geradores de fluxo de caixa.

    Outra citação muito famosa de Buffett sobre o ouro, ele o fez em 2009, na rede de televisão CNBC, no qual lhe perguntaram onde a cotação do ouro estaria em 5 anos.

    “Eu não tenho ideia de onde ele vai estar, mas o que eu posso te dizer é que ele não vai fazer nada entre agora e depois, exceto olhar para você. Considerar que a Coca-Cola terá feito dinheiro, e a Wells Fargo terá feito muito dinheiro, e terá muito – e é muito mesmo – , é melhor ter um ganso que continue botando ovos do que um ganso que apensas senta e come o seguro, a armazenagem e algumas coisas desse tipo”.

    Desde então, a cotação dessas empresas têm superado e muito, a cotação do ouro ao longo de quase 10 anos. O que queremos dizer é que o investidor antes de tentar especular o preço do ouro, ele deve procurar boas empresas, geradoras caixa e pouco endividadas para alocar os seus recursos no longo prazo, pois é dessa forma que seguramente se ganha dinheiro no mercado de capitais.

     

     

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *