Acesso Rápido

    Conheça as contas de resultado e sua importância para as empresas

    Conheça as contas de resultado e sua importância para as empresas

    Elaborar as contas de resultado são parte do trabalho de manter em dia a contabilidade de uma organização.

    Os dados das contas de resultado de uma empresa são importantes para sua gestão e para órgãos de fiscalização, Do ponto de vista de investimentos, são necessários para se fazer uma análise fundamentalista sobre a companhia.

    O que são contas de resultado?

    As contas de resultado são as contas que contabilizam as receitas e as despesas de uma empresa em determinado período, sendo as receitas, os valores obtidos com vendas e prestações de serviços, e as despesas, todos os bens e serviços consumidos.

    Porém, diferentemente das contas patrimoniais, elas não são utilizadas para atualizar o valor do patrimônio da empresa nas demonstrações contábeis do balanço patrimonial. O seu intuito é demonstrar qual foi o lucro da empresa ou seu prejuízo, se for o caso.

    Dessa forma, a função das contas de resultado é analisar:

    • Receitas;
    • Custos;
    • Despesas.

    Estes três itens são os que constam nas principais contas de resultado.

    As receitas são, via de regra, o dinheiro oriundo da venda dos serviços ou produtos ofertados pela empresa. Com isso, são analisados tanto o recurso que já está em caixa quanto as quantias que deverão ser recebidas em curto e médio prazo. Esses dados têm impacto direto nas contas patrimoniais. Isso porque as receitas afetam o ativo do empreendimento.

    Os custos, por sua vez, contabilizam os gastos decorrentes da atividade-fim da companhia. Toda empresa tem um custo para manter-se aberta. E esse valor varia de acordo com uma série de fatores.

    Quer entender o quê os indicadores contábeis mostram sobre uma empresa? Faça o minicurso sobre Contabilidade para investidores da Suno.

    Os custos abrangem desde a aquisição de matéria-prima até a manutenção de maquinário, passando pelo salário dos funcionários ligados diretamente à produção.

    Já as despesas, em geral, cobrem gastos administrativos, como aluguel, água, luz e folha de pagamento de funcionários de setores auxiliares.  Os dados dos custos e despesas, por sua vez, alteram o valor do passivo.

    Como utilizar as contas de resultado?

    A forma como estas contas são calculadas vai variar de acordo com os princípios contábeis utilizados pela empresa. Se a companhia trabalha com regime de caixa, os dados serão calculados a partir do fato contábil.

    Com isso, sempre que houver um pagamento que gere uma despesa e um recebimento que gere uma receita, haverá a informação no registro. Isso é feito acompanhando o tempo real da entrada e saída de dinheiro no caixa.

    No regime de competência, por sua vez, o registro ocorre quando as receitas são registradas no momento em que ocorrem, independentemente do recebimento. O mesmo ocorre com as despesas e custos.

    Então, se a compra de um produto ou serviço for realizada a prazo, o valor total será registrado antes mesmo de o dinheiro estar de fato em caixa. Logo, os dados são computados a partir da emissão de nota fiscal.

    Independentemente do modo utilizado, o objetivo final dessas contas é a apuração de resultados. O que significa, a partir dos dados obtidos, analisar se a empresa teve maiores ganhos ou gastos. Ou seja, no fim das contas, se houve lucro ou prejuízo.

    Uma vez que quase todo lucro é tributável, estes dados são preciosos para a Receita Federal, o órgão responsável pela cobrança de impostos. Por isso, existe a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

    Foi possível saber mais sobre contas de resultado através deste artigo? Escreva suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *