Acesso Rápido

    Contabilidade de custos: entenda a importância desse tema

    Contabilidade de custos: entenda a importância desse tema

    A contabilidade de custos é um tema muito importante para a boa gestão financeira de uma companhia.

    Podemos dizer que a contabilidade de custos é um método de contabilidade que visa capturar os custos de produção de uma empresa.

    A sua atuação visa avaliar os custos de entrada de cada etapa da produção, assim como os custos fixos, além da depreciação de cada equipamento.

    Desse modo, podemos dizer em outras palavras que fazer a contabilidade de custo de uma organização é compreender onde estão e como se comportam os custos dentro de um negócio.

    Assim, é imprescindível colocarmos no papel todos os custos e despesas com matérias-primas, funcionários, aluguel, energia, água, entre outros elementos fundamentais para o funcionamento de uma empresa.

    Portanto, esse tipo de contabilidade funciona comparando os resultados de entrada com os resultados de saída ou reais para ajudar a administração da empresa a medir o desempenho financeiro da mesma.

    Função da contabilidade de custos

    contabilidade de custos
    Função da contabilidade de custos

    A contabilidade de custos pode ser uma ferramenta essencial para as empresas que procuram ter um acompanhamento mais próximo de suas despesas de maneira geral. Logo abaixo listamos algumas de suas funções:

    • Ter maior controle sobre as quantidades de produtos produzidos;
    • Estabelecer metas de custos para um determinado período;
    • Criar sistemas de controle de custos que permitam a realização de análises;

    De maneira geral, com as informações fornecidas pela contabilidade de custos é possível controlar de maneira mais eficiente as despesas, o que ajuda numa tomada de decisões mais racional.

    Além disso, contabilizar os custos pode ser uma ferramenta muito benéfica para o gerenciamento orçamentário e na criação de programas de controle de custos que podem melhorar significativamente as margens líquidas da empresa no futuro.

    Com isso, essa ciência foi usada pela primeira vez já na época da revolução industrial, quando a economia emergente da oferta e demanda industrial forçou os fabricantes a começarem a rastrear se deveriam diminuir o preço de seus enormes estoques ou diminuir a produção.

    Como fazer a contabilidade de custo na minha empresa

    contabilidade de custos
    Como fazer a contabilidade de custo na minha empresa

    Para poder dar início a contabilização dos custos de sua empresa a primeira tarefa é fazer uma lista com todos os custos e despesas que você possui em sua companhia.

    Desse modo, é essencial que o contador inclua todos os custos e não deixe nenhum de fora do calculo para que a informação a ser colhida seja a mais fidedigna possível.

    Depois disso, a próxima etapa é compreender se o que a empresa está gastando é compatível com as margens e retornos obtidos por outras empresas lotadas no mesmo segmento.

    Com o levantamento de custos e despesas em mãos agora podemos saber a quantidade de produtos ou serviços que precisam ser comercializados de modo que as receitas auferidas minimamente empatem com as despesas.

    Além disso, é importante que o contador tenha em mente o preço cobrado por cada item vendido, de modo que a empresa apresente competitividade no mercado e ao mesmo tempo lucros com a sua atividade.

    Portanto, a contabilidade de custos é um tema bastante abrangente e essencial qualquer companhia que deseja ter sucesso em sua empreitada.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *