consultoria financeira

Nem sempre tomar a decisão sobre qual investimento realizar é uma tarefa simples, pois ela pode envolver uma série de variáveis importantes. Então para tentar resolver esse problema, a contratação de uma consultoria financeira é uma decisão bastante interessante.

Podemos dizer que uma consultoria financeira é um serviço normalmente prestado por uma empresa especializada em finanças e investimentos, da qual irá aconselhar os seus clientes sobre a melhor decisão a ser feita na aplicação de um recurso.

Essa atividade não se limita apenas em aconselhar o investidor individual, mas também existe para auxiliar empresas que estão num período conturbado financeiramente ou que estão passando por uma fase de rápida expansão.

O papel desse consultor será semelhante a de um médico, pois ele examinará as causas dos problemas de uma companhia e proporá atitudes coerentes sempre com o objetivo de tentar solucioná-los.

Qual a importância de contratar uma consultoria financeira

consultoria financeira

Qual a importância de contratar uma consultoria financeira

Muitas empresas, por mais rentáveis que suas operações sejam já passaram ou ainda passarão por algum tipo de dificuldade financeira, seja oriunda de agentes externos ou internos.

Pensando nas adversidades imprevisíveis das quais somos constantemente expostos diariamente, é muito provável que a necessidade de contratar um consultor financeiro para organizar sua companhia seja, em algum momento, uma realidade.

Desse modo, uma das grandes vantagens de uma consultoria financeira é contar com um profissional que não atua com conflito de interesses, pois os resultados dos mesmos serão quase sempre atrelados aos objetivos dos seus clientes.

Outro fato muito importante é que todo empresário entenda que o correto manejo do fluxo de caixa de uma companhia pode ser o segredo para sair de prejuízos recorrentes para excelentes resultados.

Nesse sentido um consultor financeiro vai agir, diagnosticando os principais erros cometidos pelas empresas, tais como:

  • Realizar muitas vendas a prazo, sendo que o pagamento aos fornecedores é sempre à vista;
  • Não precificar corretamente o produto ou serviço do qual negocia;
  • Negligenciar a devida atenção ao balanço patrimonial, no sentido de tomar muitas dívidas;
  • Decidir vender mercadorias ou realizar serviços que não contribuem positivamente para os resultados da empresa;
  • Não calcular adequadamente todas as despesas da companhia.

O que faz uma consultoria financeira de investimentos

consultoria financeira

O que faz uma consultoria financeira de investimentos

Um pouco diferente das consultorias financeiras empresariais, as consultorias de investimento fazem o papel de buscar investimentos de modo a rentabilizar o máximo possível os recursos dos seus clientes.

Adicionalmente o consultor desse tipo de serviço precisa estar constantemente atento a novas oportunidades de investimento, pois essa tarefa, muitas vezes, é impossível de ser realizada pelos seus clientes por simples falta de tempo em poder acompanhar o mercado financeiro.

Nesse tipo de consultoria normalmente é traçado o perfil de risco do cliente de modo que ele esteja sempre alinhado aos seus objetivos com o investimento realizado.

Por fim, podemos dizer que a contratação de uma consultoria financeira pode ser de grande ajuda para que uma pessoa ou empresa se recupere de uma dificuldade ou até mesmo melhore o seu desempenho financeiro através do diagnostico e atuação direta em tentar resolver a causa dos problemas.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.