compensação bancária
Por: Tiago Reis

Compensação bancária e o prazo para receber dinheiro

Quem não está acostumado a lidar com transações financeiras pode ficar confuso sobre o funcionamento da compensação bancária.

Isso porque cada operação tem um prazo de compensação bancária, bem como valores das taxas cobradas por elas.

A compensação bancária é o tempo que o dinheiro levará para cair na conta do cliente, seja ela corrente ou poupança. Este prazo costuma ser o mesmo para todos os bancos no Brasil, mas há variações nas instituições bancárias de outros países.

Essa compensação bancária afeta tanto depósitos e transferências quanto o repasse dos valores das aplicações resgatadas pelos investidores.

Planilha da Vida Financeira

Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

Se o investimento for de liquidez diária, por exemplo, e for resgatado pelo investidor, deverá cair na conta do favorecido em até dois dias úteis.

Mas este prazo costuma variar de acordo com a corretora de valores escolhida.

Eventualmente, o prazo pode mudar na compensação bancária em feriados. Nesse caso, o comum é que o dia não seja contado, já que o tempo para a compensação corre em dias úteis.

Tipos de compensação bancária

Para facilitar a procura pela informação, listamos os prazos para a compensação bancária de várias transações e também uma tabela com os prazos:

  • TED – Se o depósito for feito dentro do horário comercial, o dinheiro cairá no mesmo dia. Se for após esse período, cairá no dia útil seguinte. Mas atenção: cada banco tem seu próprio horário comercial no tocante ao TED, então vale à pena considerar este ponto na hora de fazer a transferência.
  • DOC – A compensação ocorrerá no útil seguinte.
  • Depósito em dinheiro em caixa eletrônico – Esta compensação depende do horário em que o depósito foi realizado. Se ele ocorreu até as 16h, horário em que a agência bancária fecha, ele cairá na conta do favorecido no mesmo dia. Após este horário, a compensação ocorrerá no final da tarde do próximo dia útil.
  • Depósito em dinheiro com o atendente – Quando o depósito for feito “na boca do caixa”, ou seja, dentro do banco com um atendente, a compensação ocorre no mesmo dia, quase automaticamente.
  • Depósito em dinheiro em caixa eletrônico sem envelope – Há pouco tempo, alguns bancos modernizaram seus caixas eletrônicos, que agora oferecem a opção de depósito de dinheiro sem o uso de envelope. Desta forma, o dinheiro é contabilizado na hora e o valor creditado na conta do favorecido em poucos minutos.
  • Depósito de cheque com atendente – Desde março de 2015, os cheques depositados na boca do caixa passaram a ser compensados em até um dia útil.
  • Depósito de cheque em caixa eletrônico – Assim como no caso do dinheiro vivo, a compensação dependerá do horário em que o depósito foi realizado. Se ele ocorreu até as 16h, ele cairá na conta do favorecido em até um dia útil. Após este horário, a compensação ocorrerá em até dois dias úteis.

Tabela com prazos para compensação bancária

tipos de compensacao bancaria

Orçamento familiar

É importante entender a questão do dia útil, para calcular a data da compensação bancária corretamente, considerando finais de semana e feriados.

Algumas destas transações, como o TED e o DOC, podem sofrer a incidência de taxas. Esses valores variarão de acordo com a instituição financeira.

Porém, se a transferência for feita entre contas de um mesmo banco, o cliente pode obter a isenção desta taxa.

Compensação bancária fora do país

O sistema bancário brasileiro é um dos mais eficientes do mundo no tocante a compensação dos valores depositados ou transferidos.

Isso porque, em outros países, o dinheiro leva muito mais tempo para cair na conta dos clientes.

Este fato, inclusive, choca a muitos brasileiros que decidiram morar por algum tempo em outro país.

Logo, a compensação bancária no Brasil pode até ser um pouco incômoda em nossa pressa, mas ainda é bastante eficiente em comparação com outros lugares.

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido qual o prazo de compensação bancária da sua operação. Se ficou alguma dúvida, escreva um comentário abaixo e compartilhe conosco a sua questão.

 

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

29 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • ANDREA 22 de maio de 2019

    DEPOSITO EM DINHEIRO ANTES DAS 08:00H DA MANHA, MAS ENVELOPE DE CHEQUE PORQUE NAO TINHA DO DEP EM DINHEIRO.COMO FUNCIONA?

    Responder
  • Ana Paula Barros Arruda 24 de maio de 2019

    Se o cheque for de outro banco e for depositado na boca do caixa na sexta feira quando é compensado?

    Responder
    • Suno Research 6 de junho de 2019

      No próximo dia útil.

      Responder
  • Renato 10 de junho de 2019

    Fiz deposito em cheque em uma conta PGBL no Bradesco dia 26/12/18 que só apareceu dia 02/01/19. O cheque era de uma conta minha em outro banco aonde no extrato foi debitado no mesmo dia. Gostaria de saber se está certo essa demora pois não pude declarar no IRPF referente a 2018.

    Responder
  • Giza 11 de junho de 2019

    Meu namorado está em Genebra (Suíça )e fez um depósito no valor de 1,000 no último dia 05/06/19 e até hoje 11/06 não foi creditado em conta e procurei a agência a atendê disse que é normal,é normal?obs:o depósito foi feito em franco suíço.

    Responder
  • Itamar Rocha 13 de junho de 2019

    Bom dia, essas informações foram retiradas de alguma lei ou regulamento? quais?
    obrigado

    Responder
  • sayonara 18 de junho de 2019

    fiz um deposito em caixa eletronico envelope dinheiro, antes do banco abrir, 09 horas e ja são 4 horaas da tarde e o dinheiro ainda nao entrou na conta, quando entra?

    Responder
    • Gian Kojikovski 3 de julho de 2019

      Provavelmente no próximo dia útil

      Responder
  • Priscila 3 de julho de 2019

    Olá gostaria de esclarecer uma dúvida,foi feito uma transferência hoje da Alemanha,para o Brasil,gostaria de saber quantos dias cai na conta? Grata!

    Responder
  • Felipe 6 de julho de 2019

    Boa tarde! A empresa que eu trabalho fez o depósito do meu salário ontem na minha conta poupança, e hoje fui verificar, só que minha conta está zerada! Como é empresa, não deveria estar liberado no mesmo dia o valor em questão?

    Responder
  • Beatriz 17 de julho de 2019

    fiz um deposito de cheque as 12:00 no caixa eletronico, só que de outro banco, hoje já faz 1 dia útil e ainda não compensou, ainda vai cair ou não ?

    Responder
  • Alexander Rubim 27 de julho de 2019

    Eu acho essa demora ridícula nos dias atuais. O sistema é online, funciona vinte e quatro horas por dia, ao menos deveria.

    Condicionar a compensação ao horário de expediente do banco é algo sem sentido. Principalmente para transações feitas diretamente pela internet onde não há em nenhum momento, contato físico com o valor a ser compensado.

    É um absurdo saber que em outros países demora ainda mais a compensação.

    Responder
    • dayane rodrigues 30 de setembro de 2019

      queria saber porque essa complicação, se é tudo de maneira online.

      Responder
  • André Azevedo 30 de julho de 2019

    recebi um recurso hoje e enxergo no lançamento futuro, que hora ele ficará disponível?

    Responder
    • João 28 de fevereiro de 2020

      Próximo dia

      Responder
  • Ana 8 de agosto de 2019

    Boa tarde fiz um depósito em dinheiro em envelope as 10 da manha quanto tempo vai demora para cair na conta

    Responder
  • Luiz Gustavo 19 de setembro de 2019

    Foi feito um depósito em uma conta corrente do Itaú, porém quem fez o depósito marcou a conta como sendo conta poupança. Vai cair da mesma forma, e se sim qual o prazo?

    Responder
  • Fernando Santos Arcoverde 29 de setembro de 2019

    Eu tenho uma pergunta, qual a importância da compensação bancaria?

    Responder
    • Suno Research 4 de outubro de 2019

      “A compensação bancária é o tempo que o dinheiro levará para cair na conta do cliente, seja ela corrente ou poupança. Este prazo costuma ser o mesmo para todos os bancos no Brasil, mas há variações nas instituições bancárias de outros países.”

      Responder
  • Henrifortes 17 de outubro de 2019

    Compensação de empréstimo consignado

    Responder
  • Fabio 22 de outubro de 2019

    Como é a compensação de deposito em dinheiro na casa lotérica, para conta corrente no Banco do Brasil?

    Responder
  • Melki 27 de novembro de 2019

    posso fazer uma pergunta? é relacionada a minha empresa.

    Responder
  • Alessandro 15 de dezembro de 2019

    Olá estou com uma dúvida se poder me auxiliar agradeço, estou pretendendo vender uns produtos me formato pdf sem ser boleto ou pag pay por enquanto, tem jeito da pessoa fazer deposito na conta poupança direto da internet e eu ter como comprovar através da própria internet também que foi feito esse pagamento?

    obrigado

    Responder
  • Janaína 27 de dezembro de 2019

    Foi feito para me um depósito na minha conta hoje às 16:12 que dia eu posso sacar esse dinheiro?

    Responder
  • Jefferson 11 de janeiro de 2020

    Tô no aguardo de uma liberação em cheque na minha conta que já dois dias estava como bloqueado paguei o seguro pra liberação a três dias o saldo que antes estava bloqueado agora não encontrasse mais porém ele encontrasse no saldo total do dia que não foi retirado ;ele está todo em vermelho será que foi mesmo depositado ou fui lesado?

    Responder
  • caue 28 de janeiro de 2020

    foi feito um deposito em minha conta ontem as 16:25 no caixa eletronico do banco santander… q horario o dinheiro cai na minha conta?

    Responder
  • João 28 de fevereiro de 2020

    Só explicou o depósito em caixa eletrônico sem envelope, e com o envelope? Qual o tempo de compensação?

    Responder
  • Eliziane 26 de março de 2020

    Fiz um depósito cheque do Itaú para conta da caixa,segunda feira de manhã hoje já é quinta e não foi compensado

    Responder
  • Lais 31 de março de 2020

    Em que horas o bancos depositam o empréstimo consignado?

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

CORONAVÍRUS, PETRÓLEO, ECONOMIA E INVESTIMENTOS. VOCÊ JÁ SABE O QUE FAZER?​