Por: Tiago Reis

Saiba a importância das companhias abertas para a prosperidade do país

Empresas abertas ou legalmente chamadas de Sociedades Anônimas (S.A.) são companhias cujo seu capital está aberto à leilões do mercado da bolsa de valores. Uma empresa ao abrir seu capital na bolsa ela estará captando recursos de modo a financiar o seu crescimento ou capitalizar o caixa do controlador a depender do tipo de oferta inicial de ações (IPO).

Esse capital adicional que por ventura entrará na empresa não tem prazo de vencimento, pois afinal de contas, o comprador das ações também se tornará um sócio do empreendimento. Dessa forma, o mercado de capitais proporciona às empresas abertas uma melhor eficiência e transparecia para com a sociedade em que está inserida.

Processo para abrir o capital de uma empresa

Para uma companhia conseguir abrir capital na bolsa ela precisará realizar alguns processos como contratar corretoras e bancos especializados nesse tipo de operação para avaliarem o valor do capital da empresa na qual os novos acionistas comprarão cotas.

Além disso, os balanços da empresa devem passar por auditorias feitas por órgãos reguladores e estarem aptas após esse processo.

Outro fator que deve ser levado em conta pela empresa é o momento de realizar o seu IPO, pois existem períodos conhecidos como “janelas de oportunidade” que é quando o mercado se encontra mais otimista para comprar cotas de sua empresa por um preço mais elevado na bolsa.

Abrir capital como meio de captar recursos

Quando uma empresa necessita de capital para tocar o seu empreendimento ela além de reter os seus próprios lucros ela precisará captar recursos de terceiros, os chamados empréstimos. Essa opção possui um custo elevado, principalmente no Brasil, onde os juros ainda são relativamente elevados quando nos comparamos com o resto do mundo.

No entanto, toda empresa de médio a grande porte pode obter recursos no mercado de capitais, esse dinheiro, ao contrário dos empréstimos, não onera o caixa da empresa que agora terá mais sócios para ter que dar satisfação da alocação do dinheiro captado.

Nós da Suno Reseach acreditamos muito que o motor do crescimento e desenvolvimento de um país está muito ligado a uma bolsa de valores forte e bastante representativa sobre a poupança da sua população.

O capital obtido com o lançamento de ações permite que as empresas invistam em novos equipamentos e gerem mais empregos, melhorando o processo produtivo, qualidade e agilidade do produto.

É por meio da bolsa de valores que é possível viabilizar o objetivo principal do capitalismo moderno, no qual está pautado no valor da poupança do seu povo que caminha junto com o investimento privado, dando vez a uma sociedade cada vez mais prospera.

Maiores companhias abertas do Brasil

Hoje as companhias abertas mais representativas do Brasil são: Ambev, Itaú, Vale, Bradesco, Banco do Brasil, BB Seguridade, Telefônica, entre outras. Todas elas fazem parte da grande maioria dos fundos de pensão que existem hoje no nosso país. Esse fato faz com que a responsabilidade dessas companhias na boa gestão e governança seja redobrada de modo que toda uma população saia ganhando com esse feito.

 

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!