Warren Buffet

Todos concordam que Warren Buffett é o maior de todos os investidores.

Porém, muitas pessoas esquecem que ele também teve muitas dificuldades no início e precisou de ajuda de pessoas mais experientes que ele no primeiros passos de sua jornada de investimentos.

Portanto, a melhor maneira de aprendermos e nos tornamos melhores em áreas sobre as quais temos interesse é absorvendo conhecimento de quem obteve sucesso naquela experiência.

E nos investimentos não poderia ser diferente.

Por isso, se espelhar em quem obteve robustos resultados ao longo do tempo é uma excelente maneira de se tornar um melhor investidor.

O problema é que, muitas vezes, o acesso pessoal à essas figuras marcantes e de performances admiráveis pode ser um desafio muito grande para pessoas comuns por diversos motivos.

Não deve ser fácil, por exemplo, marcar um encontro pessoal com Warren Buffett, o oráculo de Omaha, na intenção de trocar algumas palavras com o intuito de absorver algum conhecimento sobre seus investimentos.

Para poucos, pode ser até uma situação acessível, mas para a grande maioria dos investidores seria uma missão praticamente impossível de ser realizada.

 

Assim sendo, como seria possível ter uma mentoria com Warren Buffett?

 

Pessoalmente, concordamos que pode ser bem desafiador.

Porém, com o auxílio da internet, ter uma mentoria com o gênio dos investimentos pode ser uma realidade e está alcance de todos, basta esforço, dedicação e persistência.

Warren Buffett tem todo seu material escrito disponível gratuitamente na grande rede.

Como é um dos maiores praticantes de Value Investing, muitos conceitos dessa modalidade de investimentos podem ser absorvidos com o devido estudo desse conteúdo aplicado por ele em suas aplicações.

No próprio site da Berkshire Hathaway,  empresa na qual é sócio e que é veículo de investimento de Buffett, é possível encontrar todas as suas cartas anuais aos acionistas desde 1977.

 

 

Ainda no site da companhia, existem também diversos outros documentos ao mercado de Buffett e de seu sócio e braço direito, Charlie Munger, que poderão fornecer boas diretrizes para quem busca seus ensinamentos e lições.

Outra boa fonte de informações se faz no grande encontro anual dos acionistas da lendária empresa de Buffett, que acontece sempre em Omaha, no Nebraska, Estados Unidos, onde se localiza a sede da companhia e também a casa onde vive a mais de 50 anos.

 

 

No ano de 2017 ocorreu pela segunda vez a transmissão ao vivo do evento por meio de um streaming do Yahoo, que foi compartilhado inclusive pela Suno Research em sua página do Facebook.

 

Para quem acompanha o evento, lições valiosas sobre diversos assuntos como empresas, mercados, economia, governança corporativa e claro, investimentos, podem ser ali absorvidas, emitidas diretamente por Buffett e parte de sua equipe.

Além disso, procurando na internet, qualquer investidor ainda pode, também, encontrar materiais mais antigos de Buffett.

Um desses materiais que julgamos de suma importância para aqueles que querem aprender sobre o seu modelo mental são as cartas de seu primeiro veículo de investimento, as suas “partnerships”.

Existem também diversos materiais em vídeo disponíveis no Youtube que podem enriquecer grandemente o aprendizado de todo e qualquer investidor.

O documentário acima – em inglês e sem legenda – por exemplo, retrata a vida de Buffett desde sua infância, vendendo garrafinhas de Coca-Cola e entregando jornais, até se tonar um dos homens mais ricos do mundo.

Este é um excelente material e demonstra o quão rico pode ser a dedicação de não mais que noventa minutos de atenção quando investida em algum conteúdo de alto valor e relevância.

Quando nós começamos a investir, não existiam todos estes recursos.

As cartas eram impressas, e era necessário um esforço gigante para obtê-las, inclusive um esforço logístico, uma vez que para chegar no Brasil não era fácil.

Nós, da Suno Research, realmente acreditamos que os investidores não precisam conhecer o Buffett pessoalmente para aprender como ele pensa e age.

Se o investidor tiver muitas dúvidas, ao longo desses materiais certamente a maioria delas poderão ser esclarecidas.

Com o hábito da dedicação e da curiosidade desenvolvidos, qualquer pessoa pode ampliar seu leque de habilidades em relação aos modelos de investimentos desse nobre senhor, podendo adquirir, assim, conhecimentos de bastante relevância em relação a suas aplicações financeiras.

 

Fatores comportamentais

 

Além de possuir grandes conhecimentos técnicos, Warren Buffett também desenvolveu, ao longo de sua vida, diversos fatores psicológicos que influenciam seu comportamento em relação a seus investimentos e que também deveriam ser explorados por aqueles que nele se inspiram.

Por ser um senhor de idade e bastante maduro, já passou por diversos momentos de turbulências no mercado e, como gostamos sempre de reforçar, períodos assim são, na verdade, ocasiões onde muitas janelas de oportunidades são abertas.

Dessa forma, enquanto muitos se desesperavam e colocavam tudo a perder, acreditando estar enfrentando de frente todas as dificuldades das tão nebulosas e temidas “crises”, Buffett sempre agia com serenidade e procurava tirar inteligente proveito da situação, comprando excelentes negócios a preços bem abaixo de seus reais valores, sempre que a oportunidade se fazia diante de seus olhos.

Estar atento a esses fenômenos de mercado é um conceito bastante importante para quem busca bons resultados no longo prazo.

Esses comportamentos foram e são muito relevantes nos resultados das aplicações de Buffett, e estão diretamente relacionados à paciência uma qualidade bastante difícil de ser cultivada nos dias atuais, principalmente pelas novas gerações, graças à infinidade de informações e a velocidade em que elas são despejadas a cada segundo nas palmas de nossas mãos.

Dessa forma, o processo de mentoria e inspiração naqueles que admiramos é um hábito extremamente positivo para o nosso desenvolvimento, tanto é que o próprio Buffett procurou aprender com quem tinha mais experiência e conhecimento.

Benjamim Graham, autor do livro “O Investidor Inteligente”, foi por bastante tempo o orientador e instrutor de Buffett em seus modelos de investimentos, tendo influenciado de maneira muito positiva os resultados de seus negócios.

Dito isso, fica claro perceber a importância de se espelhar e buscar inspiração naqueles que são referência e que apresentam resultados relevantes em suas áreas de atuação.

Com o devido esforço e persistência, forçosamente lições valiosíssimas a respeito do oráculo de Omahapoderão ser absorvidas por qualquer investidor interessado em obter melhores resultados.

Atualmente, mesmo muitas vezes não tendo a oportunidade de estarmos presente fisicamente com quem quer que seja, o poder da internet nos possibilita condições que até pouco tempo atrás seriam impossíveis de serem realizadas.

Por isso, como investidores, temos que nos beneficiar da maneira mais produtiva possível dessa genial ferramenta que é a internet – existente hoje, inclusive, graças à força do mercado de capitais – para, com isso, estarmos em constante evolução rumo ao objetivo de melhorar nossos resultados.

Um mercado financeiro de pessoas bem informadas e instruídas certamente contribui com o desenvolvimento de toda nação.

Assim sendo, buscar inspiração e mentoria com os personagens que se destacam pode ser uma vantagem bastante compensadora para aqueles que acreditam que podem fazer a diferença e obter resultados grandiosos no longo prazo.

É isso que fazemos e é isso que tentamos incentivar a todos que nos acompanham.

 

Seja um assinante Suno Research e conte com nossos relatórios para obter melhores resultados em seus investimentos.

 


 

invista com a suno

Comentários
1 Comentário
  1. RAFAEL RODRIGUES DOS SANTOS 4 semanas atrás

    Muito bom, parabéns pelo trabalho?

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

[i]
[i]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account