como sair do vermelho
Por: Gabriela Mosmann

Como sair do vermelho: dicas para sair do endividamento

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como sair do vermelho, ou até mesmo se isso é possível, visto a sua situação ser bastante grave considerando suas possibilidades.

Contudo, apesar de não ser fácil tomar decisões que ajudem uma pessoa a como sair do vermelho, é possível com bastante disciplina e educação financeira melhorar a situação.

Como sair do vermelho?

Existe atualmente diversas metodologias disponíveis que ensinam as pessoas como sair do vermelho.

A falta de uma educação financeira sólida, bem como o aumento da oferta de produtos são fatores que podem levar muita gente ao endividamento. Contudo, apesar de parecer difícil é possível melhorar o endividamento até liquidá-lo definitivamente.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

Uma das metodologias disponíveis que ensina como quitar dívidas é a metodologia Bola de Neve. Por meio dela, é possível através de um bom planejamento alcançar resultados satisfatórios.

O que é a metodologia bola de neve?

Essa metodologia foi desenvolvida pelo guru de finanças norte-americano Dave Ramsey. Nela, uma determinada pessoa precisa primeiramente levantar todas as suas dívidas listando-as da menor até a maior.

Para isso é preciso levar em consideração também a taxa de juros que cada dívida possui, avaliando a possibilidade de realizar uma troca de dívida. Dessa forma, de acordo com o método, que ensina como sair das dívidas, deve-se priorizar o pagamento das pendências menores, bem como as que possuem juros mais corrosivos.

De acordo com essa metodologia que ensina como se organizar financeiramente bem como acabar com as dívidas, a pessoa precisa sentir-se motivada. Para isso, portanto, precisa conseguir ir eliminando algumas dívidas, e esse é o motivo de priorizar as menores.

Como pagar dívidas seguindo esse modelo?

Primeiramente, após realizar um levantamento de todas as dívidas existentes é preciso priorizar as menores bem como as que possuem juros mais corrosivos.

Caso exista alguma dívida grande com juros altos é preciso tentar negociá-la ou até mesmo substituí-la por outra.

Orçamento familiar

A disciplina é um dos fatores chave para sair do vermelho. Afinal, não é uma tarefa fácil, que acontece no curto prazo. Por isso, é preciso ter em mente que para alcançar o objetivo central é preciso realizar algumas mudanças de hábitos.

Sendo assim, juntamente com o planejamento e reorganização da dívida é preciso fazer um levantamento das entradas e saídas financeiras do mês, buscando classificar as contas para então avaliar onde é possível realizar cortes.

Então é possível sair do vermelho?

Embora possa ser um grande desafio, seguindo a risca o método proposto, é possível sair do vermelho. Contudo, isso depende do esforço da pessoa além de como as dívidas estão estruturadas.

Pois, o credor não está disposto em um primeiro momento a diminuir os juros, prolongar os prazos, ou até mesmo ficar sem receber por um tempo. Logo, pode acontecer dele acionar a justiça para cobrar o que julga ser seu por direito.

No entanto, dar o primeiro passo é fundamentalmente importante para equilibrar as finanças atingindo uma vida mais tranquila e menos endividada.

Foi possível saber mais sobre como sair do vermelho? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Telegram Suno
Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

210 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!