buscando informações de uma empresa

Muitos investidores acreditam que investir em ações é uma tarefa muito complexa, que exige muito empenho e que as informações não estão disponíveis para todos com equidade.

Assim, muitos acabam por criar obstáculos e barreiras ilusórias para não investir em ações ou ativos negociados em bolsa.

Com estes subterfúgios mentais criados, acabam preferindo manter seus recursos apenas na Renda fixa e acabam perdendo grandes oportunidades, pois creem que a única forma de se obter sucesso investindo na bolsa de valores é sendo um “insider”, ou seja, tendo informações privilegiadas e sendo alguém “de dentro” do negócio.

Essas crenças e ideias são difundidas frequentemente no mercado, e junto delas, vem sempre a ideia de que a bolsa de valores é um cassino, uma verdadeira “jogatina” onde só se ganha com sorte ou sendo alguém mal-intencionado.

De fato, um investidor iniciante pode sentir-se confuso e não entender as melhores formas de se encontrar informações sobre as empresas, também não conseguem encontrar canais de contato com investidores, e assim, terminam achando que realmente o mercado é para poucos, ou para quem tem muita experiência e inteligência.

Isso felizmente não é verdade, e as informações são de fácil acesso e públicas, as quais qualquer pessoa poderá acessar.

AS INFORMAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA TODOS

A verdade é que por mais que muitos se sintam confusos e ”perdidos” na hora de estudar e analisar uma empresa, devido a suposta falta de dados e informações disponíveis, as informações estão todas abertas e disponibilizadas para quem tiver interesse.

Normalmente a grande maioria das empresas possuem um website de RI (Relações com Investidores), e nessas páginas o investidor consegue normalmente encontrar tudo o que precisa, desde telefone para contato com Diretores de Relações com Investidores, até números operacionais, planos de expansão, apresentações, dados de lucratividade, ativos, etc.

Como forma de facilitar a vida do investidor e ensiná-lo a pesquisar e se informar de forma facilitada, preparamos neste artigo um pequeno tutorial que irá demonstrar ao investidor que procurar informações, dados operacionais e gerais de uma empresa é uma tarefa simples e fácil.

Confira abaixo o passo a passo exclusivo que elaboramos para ajudar os investidores

OBTENDO INFORMAÇÕES E DADOS DE UMA EMPRESA

Para iniciarmos, é importante entender que a maior parte das informações de uma empresa estão concentradas na sua página de RI. Por vezes, encontrar o site de RI pode não ser tão simples assim para quem não está habituado, e algumas empresas não deixam explícitos os links para acesso à página de RI, mas em geral, o processo para entrar na página é simples.

Veja como acessar o site de RI de uma empresa. No exemplo que utilizaremos, vamos estar acessando a página de RI da empresa EZTec, uma das empresas de incorporação mais rentáveis e bem administradas do país. Uma empresa que estamos de olho, e por isso usaremos como exemplo.

Vamos ao que interessa:

Primeiramente, para acessar a página de RI, acesse o website da EZTec, conforme na ilustração: www.eztec.com.br

RI Eztec

Após acessar o site, clique na opção ‘’R.I’’, na parte superior do site, conforme imagem abaixo:

Clicar na opção RI

Após clicar na opção R.I (Relações com investidores) seremos redirecionados à página de R.I da EZTec.

Dentro dessa página, passe o mouse sobre “Informações Financeiras” na parte superior da página e clique em “Resultados Trimestrais”. Esse link vai levar o investidor aos relatórios trimestrais, demonstrações financeiras e releases, é ali que o investidor conseguirá acessar os balanços e DF’s da empresa

Informações Financeiras

Após entrar na área dos resultados trimestrais, o investidor terá a opção de acessar as apresentações trimestrais, as demonstrações financeiras e os releases de resultados. Normalmente as informações mais bem detalhadas e facilitadas ao investidor estão presentes no release, portanto acesse essa opção clicando em “Resultados 4T16 e 2016”

Resultados operacionais

No exemplo acima, o investidor irá acessar o release de resultados referente ao 4T16 e do fechamento do ano de 2016. Caso o investidor queira verificar outros relatórios disponíveis referentes à exercícios anteriores, basta ir até “Arquivo” e escolher o ano desejado.

Após o investidor acessar o link Resultados 4T16 e 2016 será feito o download do arquivo em .pdf automaticamente. Assim, basta abrir o release e o investidor terá acesso a todos os comentários dos administradores, dados operacionais, lucros e prejuízos, número de ações, valor de mercado, expectativas, e outras informações.

Dentre todas as informações disponíveis nos releases, destacamos a importância dos destaques resumidos do trimestre ou ano, normalmente informados logo no inicio dos relatórios. No caso da EZTec, na página 2.

Pagina 2

ENTENDENDO AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Ainda dentro do relatório, também na página 2, há um pequeno quadro com as demonstrações financeiras resumidas e simplificadas. Nela o investidor poderá verificar a receita líquida obtida no trimestre ou no ano, o Ebitda, o lucro líquido, as margens, etc.

Demonstrativo financeiro

De acordo com as demonstrações financeiras acima, podemos verificar que o EBITDA da EZ Tec sofreu uma queda de 37% ante o período do 4T15, tendo seu EBITDA reduzido de R$ 91,6M para R$ 57,5M. A margem EBITDA também sofreu queda, passando de 40,9% para 38,0%.

Por fim, o Lucro líquido teve uma queda de 48% no ano de 2016 perante o ano de 2015. A EZTec é uma companhia muito bem administrada, mas encontra-se num setor bastante afetado pela crise, o que explica essas quedas de lucratividade.

Acompanhar as demonstrações financeiras da empresa é essencial para o investidor que deseja ter sucesso no longo prazo investindo. É fundamental. Recomendamos o investidor iniciar dando maior prioridade à estas informações financeiras mais resumidas, pois são de mais fácil compreensão.

ACOMPANHE AS MÉTRICAS E DADOS OPERACIONAIS NOS RELATÓRIOS

Ainda no mesmo release, pode-se verificar nas páginas seguintes uma ilustração com os dados das vendas realizadas no trimestre e no ano, comparando estes dados com os do ano anterior

Acompanhar os dados operacionais, tais como vendas, lançamentos, e etc são de extrema importância para avaliar a saúde estrutural de uma empresa

Indicadores de desempenho

VERIFICANDO O ENDIVIDAMENTO DA EMPRESA

Normalmente os releases também disponibilizam gráficos com o endividamento da empresa, com dados atuais e antigos. É sempre bom acompanhar o endividamento de uma empresa, pois empresas muito endividadas e com crescimento em suas dívidas podem comprometer seus resultados futuros e saúde financeira.

endividamento

No caso da EZTec, podemos ver que sua dívida é menor do que sua posição de caixa (Aplicações financeiras e Caixa), e, portanto, ela possui caixa líquido. Empresas sem endividamento possuem maior margem de segurança nos momentos de crise.

FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL E CONSOLIDADO

Por fim, normalmente nas últimas páginas dos relatórios, pode-se verificar o Fluxo de Caixa consolidado da empresa, com dados mais detalhados sobre as operações e movimentações de caixa e mutações do Patrimônio líquido

Fluxo de caixa consolidado

Nas primeiras análises e acessos aos relatórios o investidor pode ficar um tanto quanto ‘’perdido’’ com a quantidade de dados e informações disponíveis, porém conforme vai adquirindo o hábito de analisar e estudar os releases, a prática torna-se cada vez mais fácil e simples.

O investidor deve sempre lembrar-se de pesquisar e procurar sobre termos e palavras que não sejam familiares, e assim, adquirindo cada vez mais conhecimento.

ADQUIRA O HÁBITO DE FALAR COM O R.I (RELAÇÕES COM INVESTIDORES)

Um hábito fundamental de grandes investidores e que é recomendável à todos os investidores, é o hábito de falar com o RI das empresas.

Muitos podem pensar que possuem posições acionárias pequenas demais para ter direito a conversas com o RI, e outros podem achar que estão sendo inconvenientes, mas acredite, o R.I está lá justamente para isso, esclarecer dúvidas e debater sobre a empresa com investidores.

Nesse caso, não importa se o investidor possui 100 ações ou 10000 ações de uma empresa, o R.I irá atender ambos os investidores da mesma forma.

Veja abaixo como encontrar o e-mail ou telefone do RI das empresas para contato, é bastante simples e fácil.

Ainda na página de RI, o investidor deve procurar por ‘’Fale com o R.I’’ na parte superior direita do Menu. Após passar o mouse sobre estas opções, aparecerá uma nova opção de ‘’Fale com o RI’’, basta clicar nela, conforme ilustração abaixo:

falar com o RI

Após acessar a página seguinte, o investidor terá acesso aos telefones para contato com o departamento de RI, e-mail, fax, etc. Aí basta fazer a ligação ou entrar em contato e tirar todas suas dúvidas.

Veja um exemplo de como é fácil e simples entrar em contato com o RI e esclarecer suas dúvidas. Nossa equipe entrou em contato com o R.I da EZTec para tirar algumas dúvidas, e fomos muito bem atendidos. Você também poderá ligar para o R.I das empresas sempre que quiser tirar alguma dúvida:

Devemos lembrar que no investimento em ações o conhecimento é uma das partes mais importantes do processo de formação de um bom investidor, por isso não tenha medo em ligar para a equipe de RI da empresa para tirar todas suas dúvidas, por mais simples e ‘’bobas’’ que elas pareçam.

Quanto mais informação adquirida, mais conhecimento das estratégias e dos gestores da empresa, melhores tendem a ser os resultados do investidor.


A Suno Research trabalha para não só lhe indicar as melhores opções de investimento, como também para lhe manter sempre informado sobre as empresas que indicamos, veja uma amostra do nosso trabalho aqui!

Comentários

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

[i]
[i]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account