Ao longo das próximas semanas iremos abordar cada vez mais sobre as possibilidades de se investir no exterior.

Por que investir no exterior faz sentido?

 A maior razão para se investir no exterior é o fato de se poder reduzir a exposição ao risco do Brasil.

Você provavelmente tem a sua renda exposta aos riscos domésticos. Portanto, faz sentido você ter uma exposição a ativos que se valorizem quando a economia doméstica sofre.

Geralmente, durante uma crise no Brasil o que acontece?

A Bolsa cai e o dólar sobe. Foi exatamente este enredo que vimos após a greve dos caminhoneiros.

E o que acontece com o seu investimento dolarizado?

Vamos supor que você tenha ações do Mc Donald’s. Em geral, as ações americanas tem a oscilação própria delas, que é baixa. Mas como o dólar se valorizou, as suas ações do Mc Donald’s valem mais reais do que valiam antes da valorização do dólar.

Desta forma, investir em moeda forte representa uma importante forma de proteção patrimonial em tempos ruins.

O mesmo ocorre com os dividendos.

Se você recebe $100 de dividendos, após a desvalorização cambial o seus dólares passam a comprar mais reais. Desta forma, podemos afirmar que, tudo mais constante, os seus dividendos provenientes de ações americanas crescem durante as crises no Brasil.

Eu acredito que todos os investidores deveriam ter pelo menos 10% de seu patrimônio aplicado em ações em moeda forte, como o dólar americano. Este investimento valoriza quando o resto de sua carteira perde valor. Isso reduz a volatilidade da carteira e também dos dividendos recebidos.

Quais os caminhos possíveis para se investir em ações americanas?

 Você pode comprar ações aqui ou lá fora.

No Brasil, você pode adquirir os BDR´s através da bolsa brasileira.

Você pode também comprar ações fora abrindo uma conta em uma corretora americana.

Não se preocupe, iremos explicar bem mais a respeito disso, com os prós e contras que existem em cada uma das situações. Os materiais que estamos fazendo estão bem completos, eu não tenho dúvidas que aquele que estudar estará preparado para investir em ações no exterior com tranquilidade e segurança.

Existem investidores que buscam distanciar cada vez mais seus investimentos do Brasil. Existem outros que apenas querem ter um pouco de seus recursos fora. Mas todos deveriam ter uma parcela investida fora.

Mesmo por que existem empresas que nem possuem companhias similares no Brasil.

O que existe parecido com a Walt Disney? Ou a Apple? Ou mesmo o Star Bucks? Existem segmentos que sequer estão na nossa bolsa e que só existem fora do Brasil.

Quem investe fora pode acessar essas empresas e milhares de outras alternativas.

Hoje nos vemos no Suno Responde as 21:00, no nosso canal do YouTube. Deixo o convite para você clicar nesse link e seguir nosso canal.

Iremos responder as perguntas que surgirem ao vivo, portanto teremos pauta livre. Nos vemos lá.

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.