Acesso Rápido

    Como economizar dinheiro: confira algumas dicas simples

    Como economizar dinheiro: confira algumas dicas simples

    O desafio de como economizar dinheiro envolve fazê-lo chegar até o fim do mês. Se este ainda nem acabou, mas os recursos sim, então está na hora de rever as finanças e investir na educação financeira.

    O ideal é não se perguntar como economizar dinheiro somente para fechar as contas sem dívidas. Mas também guardar para poder investir e conquistar a própria independência financeira.

    Como economizar dinheiro?

    Para se começar a pensar em como economizar dinheiro, deve-se, primeiramente, entender que é preciso ter disciplina e determinação no processo de economizar. Esse princípio é importante e, infelizmente, não é um hábito trabalhado pelo nosso sistema educacional.

    Então, é necessário ter a consciência da importância de gastar menos do que se ganha para fazer a administração correta dos recursos.

    Uma das vantagens de ter sobra no orçamento familiar é a segurança que isso traz. Se há uma reserva de emergência, é possível planejar melhor a vida financeira. Então, pode usar o excedente tanto para objetivos mais imediatos –  como  a compra de um carro, uma viagem, um curso – quanto para multiplicação de patrimônio a longo prazo.

    Sete dicas de como economizar dinheiro

    Para ajudar nessa tarefa de gastar menos, reunimos uma lista com 7 dicas de economia financeira que podem trazer folga para o seu orçamento. São princípios simples que servem para, futuramente, planejamentos mais complexos.

    1. Tenha objetivos bem definidos

    Dê sentido ao hábito de poupança. Estabeleça metas e objetivos concretos que quer alcançar ao longo da vida. Então, a partir daí, trace um plano de curto, médio e longo prazo para chegar até lá.

    1. Separe mensalmente um valor para poupar

    A verdade é que não existe mágica para formar um bom patrimônio. Então, é preciso disciplina para poupar uma parte da renda todo mês.

    Comece aos poucos, com 5% a 10% dos rendimentos mensais, como salário. O importante no primeiro momento é criar a regularidade de poupar. Daí, com o tempo, aumente o percentual destinado a poupança.

    Quer ajuda para administrar melhor suas despesas? Baixe a planilha de controle de gastos da Suno.

    1. Faça compras em dinheiro

    Sabia que a forma de pagamento influencia sua decisão de comprar ou não? Pois é. Quando se compra com cartão de crédito, a impressão inicial é de que o dinheiro não sai do bolso. Então, acabamos gastando mais.

    1. Quite suas dívidas

    Se há dívidas, a prioridade deve ser quitá-las. Isso porque os juros comem boa parte de seu patrimônio sem você perceber. Para isso, economizar dinheiro muitas vezes não será o suficiente. Então é importante também buscar outras fontes de renda, ainda que sejam temporárias.

    1. Tenha controle sobre as despesas

    É muito comum as pessoas chegarem ao fim do mês sem entender como gastaram todo o dinheiro. Ter o controle de saber para onde seu dinheiro está indo permite a você redirecionar o destino dele. Você vai descobrir que ainda dá para cortar gastos supérfluos e ainda sobrar mais dinheiro para investir.

    1. Não abra e-mails de ofertas

    Muitas vezes caímos nesse tipo de pegadinha. Você nem precisa do produto mas quando abre o e-mail não consegue resistir a aquela oferta sedutora. Então, não abra esse tipo de e-mail. Ou melhor ainda, peça o descadastramento desse tipo de lista de ofertas.

    1. Peça coisas emprestadas

    Essa dica tem um benefício em dobro. Ela faz bem para o seu bolso e para o meio ambiente. Um vestido de festa, uma furadeira, uma escada. Enfim, qualquer coisa que não seja muito usada no dia a dia não precisa ser comprada. Então, busque junto a seus amigos e familiares.

    Foi possível ter uma ideia melhor de como economizar dinheiro? Deixe suas dúvidas nos comentários.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *