como economizar dinheiro em 2020
Por: Tiago Reis

Como juntar dinheiro em 2020: veja dicas práticas para o seu bolso

Começar um planejamento financeiro é extremamente difícil para a maioria das pessoas, sobretudo para os brasileiros, que carecem de educação financeira. O reflexo disso está na incapacidade de economia, no acúmulo de dívidas e na dependência por aposentadorias públicas. Por isso, muitos procuram saber como juntar dinheiro em 2020.

Nesse sentido, mostraremos algumas dicas práticas de como juntar dinheiro em 2020. Assim, será possível, no próximo ano, reorganizar a sua vida financeira, quitar suas eventuais dívidas e iniciar um novo plano para sua aposentadoria.

Por que juntar dinheiro em 2020?

Independentemente de como você se enxerga no futuro, é bastante provável que a maioria dos cenários dependam de uma boa situação financeira. Por isso, é fundamental identificar aonde você quer chegar para conseguir determinar o que deve ser feito hoje para que os objetivos sejam alcançados no amanhã.

Por exemplo, a maioria das pessoas se enxergam no futuro viajando o mundo, criando uma família com tranquilidade, vivendo em uma casa confortável ou ainda se imaginam sem trabalhar, apenas aproveitando a vida. Todos esses cenários são tentadores, mas nenhum deles é alcançado sem um bom planejamento financeiro.

Por isso, para poder atingi-los, precisamos estabelecer metas e identificar o que deve ser feito hoje para garantir o amanhã. E não desanime, apesar de parecer difícil, o processo é bastante simples e depende basicamente de:

  1. Estabelecer metas;
  2. Pagar eventuais dívidas;
  3. Gastar menos do que se ganha;
  4. Conseguir uma renda extra;
  5. Começar a investir.
Planilha da Vida Financeira

Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

Estabelecendo metas financeiras para 2020

O primeiro passo para conseguir juntar dinheiro em 2020 é estabelecendo metas financeiras. Isso é importante para você conseguir se organizar e, mais importante, se desafiar.

Nesse sentido, muitas pessoas deixam de estabelecer as metas e acabam se perdendo no caminho. Isso porque no início do ano todos ficam motivados e momentaneamente comprometidos com algum objetivo.

Contudo, com o fim das férias e o início da rotina corrida do dia a dia, as pessoas vão perdendo esse comprometimento e deixando os planos para depois. Por isso, é fundamental estabelecer as metas.

Será por meio delas que você terá um objetivo a ser cumprido de forma mensal, trimestral e anual, por exemplo. Com isso, você terá uma motivação, um desafio a ser cumprido a todo tempo, o que ajudará a não perder o foco e acabar deixando os planos de juntar dinheiro para depois.

Como pode ser observado, as metas não devem ter apenas um objetivo, mas também um prazo. Isso será fundamental para garantir a adesão e o comprometimento com todos os propósitos estabelecidos.

Priorizando o pagamento de dívidas

Uma vez que as metas foram estabelecidas é preciso, em primeiro lugar, começar a pagar dívidas, caso elas existam. Isso porque as taxas de juros de empréstimos no Brasil ainda são muito altas. Com isso, o valor devido acaba se multiplicando mais rápido do que o valor investido.

Por isso, é preciso começar quitando as dívidas para depois começar a juntar dinheiro em 2020. Com todas as dívidas pagas, será muito mais fácil começar a investir e a construir uma nova vida financeira.

Destaca-se que é aconselhável começar quitando as dívidas que tenham os maiores juros. Por exemplo, as dívidas com cartões de crédito ou do cheque especial.

Além disso, outra dica é tentar renegociar dívidas que tenham crescido muito. Nesse sentido, não deixe de ir ao banco, à financeira ou de conversar com eventuais familiares que tenham lhe emprestado dinheiro. Então, tente reduzir o juro incidente sobre o valor principal e combinar um prazo e um valor mensal para amortizar a dívida.

como economizar dinheiro em 2020

Gastando menos do que se ganha

Obviamente, para juntar dinheiro em 2020 será preciso gastar menos do que se ganha. Para isso, você tem duas alternativas, que devem ser colocadas em prática preferencialmente em conjunto:

  • Reduzir os gastos;
  • Ganhar mais.

A redução dos gastos é essencial para conseguir juntar dinheiro em 2020. Por isso, tente identificar e escrever todos os gastos que você possui, de modo a visualizar melhor como as despesas são distribuídas.

Depois de identificar as despesas, comece a cortar aquelas que são desnecessárias e que não irão afetar seu padrão de vida, como:

  • Despesas com taxa de manutenção de conta em banco;
  • Gastos com anuidade de cartão de crédito;

E após cortar completamente essas despesas desnecessárias, parta para aquelas que podem ser reduzida. Nesse sentido, sempre se pergunte:

  • É possível conseguir desconto nesse produto ou serviço?
  • Posso conseguir esse produto emprestado ou de segunda mão?
  • É possível conservar ao invés de comprar novo?
  • Consigo fazer isso de graça?

Fazendo essas perguntas, sem dúvida você conseguirá reduzir muito as suas despesas. E com essas reduções, você terá mais dinheiro disponível para começar a juntar e a investir.

E para ajudar a controlar os gastos de sua família, baixe gratuitamente a Planilha de Controle de Orçamento Familiar da Suno. Com ela, você poderá visualizar e controlar melhor as despesas do dia a dia.

E para potencializar o processo de juntar dinheiro, você possui outra alternativa além de economizar. Nesse sentido, considere também adotar outras formas de aumentar suas receitas.

Como ganhar mais dinheiro em 2020?

Outra forma de fazer sobrar dinheiro em 2020 é conseguindo ganhar mais. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas acabam ignorando formas fáceis de obter uma renda extra.

A seguir, elencaremos algumas dessas maneiras, as quais podem ser adotadas quase que de forma imediata. Contudo, ressalta-se que é preciso ter cuidado para não gastar mais e não aumentar o padrão de vida com os maiores ganhos financeiros.

Enfim, algumas maneiras de conseguir uma renda extra em 2020 são:

  • Vender roupas e outros itens inutilizados em sites e aplicativos de revenda;
  • Gravar aulas em plataformas de cursos online sobre algo que você domina;
  • Trabalhar como motorista de aplicativos de transporte ou de entregas;
  • Criar um blog ou um site para escrever sobre temas que você gosta;
  • Realizar serviços online de freelancer de redação, edição ou criação;
  • Trabalhar como freelancer em eventos aos finais de semana;
  • Fazer vídeos para o Youtube sobre algum assunto que você gosta.

E além dessas formas de conseguir uma renda extra, também considere usufruir de benefícios de:

A utilização desses benefícios é uma outra forma de acelerar e de potencializar o processo de juntar dinheiro em 2020.

como economizar dinheiro em 2020

Começando a investir

Por fim, depois de pagar as dívidas e de guardar dinheiro, é preciso começar a investir. Com isso, será possível multiplicar o dinheiro que você conseguiu juntar com a redução dos seus gastos e com o aumento dos seus ganhos financeiros.

Assim, com o poder dos juros compostos dos investimentos, o dinheiro aplicado poderá se multiplicar cada vez mais ao longo do tempo. E caso você continue juntando e investindo seu dinheiro ao longo dos anos, os investimentos realizados poderão garantir uma renda passiva para completar sua aposentadoria no futuro.

Mas não se engane, não existe investimento que irá lhe enriquecer rapidamente. Nesse sentido, os juros compostos são poderosos, mas não milagrosos. Por isso, é preciso ter constância e paciência para usufruir, no futuro, de investimentos realizados durante anos.

E como o universo dos investimentos é bastante amplo, recomendamos que você comece a estudar os investimentos da seguinte forma:

Conclusão sobre como juntar dinheiro em 2020

Como pôde ser observado, o processo de juntar dinheiro em 2020 deve ter alguns pilares principais. Resumidamente, é preciso estabelecer metas, pagar eventuais dívidas, reduzir gastos, aumentar os ganhos e, por fim, começar a investir.

Ao longo desse artigo, foi possível conhecer e entender algumas dicas de como se organizar melhor financeiramente. Essas dicas, em conjunto, poderão lhe ajudar a atingir seus objetivos financeiros ao longo do ano que está por vir.

Nesse sentido, colocando todas as dicas passadas em prática, o processo de como juntar dinheiro em 2020 será muito mais fácil. Então, você estará no caminho certo na jornada de se tornar um.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

210 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!