AnalisesO que fazer

Como analisar o dividendo de uma empresa?

By 18 de dezembro de 2017 No Comments
Como analisar o dividendo de uma empresa?

Ao longo da Semana dos Dividendos  que realizamos nos últimos dias eu recebi muitas dúvidas.

Foram mais de dez mil pessoas que se inscreveram para este evento 100% gratuito.

Como eu sou muito ativo, tanto nas redes sociais como nos comentários que vieram na página da Semana, eu pude perceber algumas dúvidas comuns aos investidores.

Uma das principais dúvidas é sobre como analisar a capacidade de pagamento recorrente dos dividendos de uma empresa.

Em outras palavras, como saber se os dividendos de uma empresa vão crescer? Ou se vão diminuir com o tempo?

Esta pergunta não tem resposta simples. Um dos desafios é que a capacidade de pagamento de dividendos no futuro depende da geração de caixa do negócio.

E o negócio pode ser impactado por diversas forças que estão fora do controle da empresa, como intervenção governamental ou novas tecnologias.

Mas existem casos claros de insustentabilidade dos dividendos. E é sobre estes casos que gostaria de falar hoje. Assim, como existem casos claros de empresas que estão investindo para crescer.

E como podemos ter esta clareza? Através da observação do indicador Dividend Payout.

O Dividend Payout, o qual alguns chamam apenas de Payout, nada mais é do que a divisão dos dividendos pagos pela empresa nos últimos 12 meses pelo lucro por ação da empresa, também nos últimos 12 meses.

Desta forma, se a empresa lucrou R$10,00 por ação e distribuiu R$5,00, esta empresa tem um Payout de 50%.

E o que isso tem a ver com a sustentabilidade dos dividendos? TUDO!

O que acontece com as empresas que distribuem mais dividendos do que lucram? Tendem a apresentar o mesmo problema que pessoas que gastam mais do que ganham: as despesas são insustentáveis e por conta disto as saídas de caixa terão de serem revistas para baixo no futuro.

O mesmo ocorre com empresas que distribuem menos do que ganham. Para estas existe uma sobra de caixa. Esta sobra de caixa pode ser reinvestida em novas iniciativas empresariais que vão proporcionar dividendos ainda maiores no futuro.

Mas, mesmo analisando o Payout, selecionar ações de dividendos não é fácil.

Não basta apenas analisar um indicador. Vejo muitos investidores iniciantes cometendo este erro: se baseiam em apenas um indicador para tomar a sua decisão de investimento.

São diversos indicadores que o investidor deve prestar atenção para tomar uma decisão de investimento consciente e completa. Além de indicadores, existem os aspectos qualitativos que devem ser levados em conta, como as pressões competitivas. Isso tudo impacta na capacidade futura de pagamento de dividendos.

Pensando em tudo isso, e respeitando uma demanda que sempre nos cobrou criamos o Curso de Dividendos Online. A versão presencial sempre foi um sucesso, todas as turmas cheias e com notas elevadas dadas pelos alunos.

Mas sempre nos cobraram para fazermos o curso online. Este dia chegou. Abrimos as inscrições.

Se você quer aprender a selecionar ações que pagam dividendos e assim formatar uma carteira que vai te proporcionar renda para sua aposentadoria ou independência financeira, a hora chegou. Iniciantes e investidores de nível intermediário sairão do curso com outra visão sobre investimentos.

Basta se inscrever e ter acesso instantâneo ao nosso curso. Além disso, faremos lives exclusivas para tirar dúvidas.

Oferecemos 100% de garantia de devolução caso não fique satisfeito. E você sabe que não prometemos o que não podemos cumprir. Este é um valor que nos diferencia de demais empresas de nosso segmento. Não temos uma única reclamação no ReclameAqui. E queremos manter nossa situação assim.

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.