Acesso Rápido

    COFECON: o que é e como funciona o conselho dos economistas?

    COFECON: o que é e como funciona o conselho dos economistas?

    Todas as profissões são regulamentadas de um modo ou de outro por um órgão de classe. No caso do economista, ele é supervisionado pelo COFECON.

    O COFECON, dessa forma tem a função de fiscalizar e regulamentar a profissão de economistas que atuam em diversos órgãos, inclusive no Banco Central (BACEN).

    O que é o Conselho Federal de Economia?

    O COFECON (Conselho Federal de Economia) é o conselho responsável por regulamentar e supervisionar as atividades realizadas por economistas dentro do Brasil.

    Esse é o conselho profissional desta atividade que também visa assegurar o exercício legal e ético da profissão de economista.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Qual a natureza jurídica do Cofecon?

    A criação do COFECON aconteceu no ano de 1951 por meio da Lei nº 1.411/51. No entanto, o conselho só ganhou a face administrativa atual no ano de 1967 com o decreto-lei nº 200.

    Esse decreto foi o responsável, desse modo, pelo surgimento das chamadas autarquias. E o COFECON faz parte deste grupo de administração indireta até hoje.

    Esse decreto diz que uma autarquia é o serviço autônomo que possui personalidade jurídica, criada por lei com patrimônio e receita próprios, cuja finalidade é executar atividades típicas da Administração Pública, que para funcionar melhor, precisam de uma gestão administrativa e financeira descentralizada.

    Portanto, o COFECON, de certo modo faz parte da administração pública, embora tenha autonomia em seus processos administrativos e na gestão financeira. Fora isso, o Conselho Federal de Economia também obedece a algumas regras que são definidas para os órgãos da administração direta.

    Qual o papel do COFECON?

    O COFECON, de forma geral, regulamenta a profissão de economista que foi criada no Brasil por conta da lei instituída por Getúlio Vargas em 1951.

    Economista, nesse contexto, seria a atividade responsável por estudar a economia de forma científica, entendendo profundamente como se dá a circulação de bens e serviços dentro de uma sociedade.

    Apesar de regulamentar as atividades supervisionadas por economistas no país, O OCFECON não é responsável pela supervisão dos economistas domésticos. Neste caso há, portanto, uma outra autarquia específica, o Conselho Federal de Economistas Domésticos (CFED).

    O que faz o economista profissional?

    Como qualquer área científica, a economia possui diversas vertentes, mas ela é dividida basicamente em duas frentes: a microeconomia e a macroeconomia.

    A microeconomia é responsável por realizar análises setoriais da economia, de modo a entender como se desenvolve a dinâmica dos mercados. Essa é uma área mais próxima da administração de empresas.

    Já a macroeconomia é, portanto, a área que vai estudar questões relacionadas ao PIB, inflação, políticas fiscais e tributárias, câmbio, crédito, dentre outras questões.

    Desse modo, uma das funções dos economias que trabalham junto com orgãos públicos é tentar encontrar um equilíbrio a ponto de gerar um bem-estar para um país ou região.

    Foi possível entender o que é o COFECON? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *