coaching financeiro
Por: Gabriela Mosmann

Coaching financeiro: saiba o que é e como funciona esse serviço

Coaching financeiro é um tipo de serviço que vem se popularizando conforme aumenta o interesse em finanças pessoais.

Muitas pessoas acabam confundindo o coaching financeiro com o consultor financeiro. E esse é um dos principais equívocos que existe em relação a essa profissão.

O que é o coaching?

O coaching financeiro é um profissional que atua para ajudar pessoas a mudarem os seus hábitos em relação ao dinheiro. Esse profissional utiliza diversas técnicas de psicologia, gestão de tempo, entre outras ferramentas, para transformar o comportamento em relação à gestão dos próprios recursos.

Planilha da Vida Financeira

Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

O coaching financeiro pessoal é um profissional que tem atuação diferente da de um técnico da área de finanças ou economia. Ele tem como objetivo trabalhar o autoconhecimento da pessoa. Fazendo-a, desse modo, entender o que a levou para determinada situação financeira.

Nesse sentido, o coaching busca atacar a raiz comportamental do problema. A ideia é que, através de uma mudança de postura, a pessoa perderia o hábito de gastar mais do que ganha.

Como funciona o coaching financeiro?

O coaching trabalha os aspectos emocionais do indivíduo. Ela vai procurar, através de determinadas técnicas, mudar alguns paradigmas na vida da pessoa. E também, busca ajudar no autocontrole da mesma, para que desenvolva disciplina financeira.

O coaching tentará fazer a pessoa mergulhar dentro de si mesma. Conhecendo-se, dessa forma, mais profundamente. Desse modo, ela passará a ter mais orientação financeira, melhorando a sua maneira de lidar com o dinheiro. Um exemplo de comportamento que pode ser evitado é o excesso de compras por impulso.

O principal objetivo do coaching é melhorar a educação financeira da pessoa como um todo. Através de técnicas comportamentais ele buscará fazer o cliente rever os seus conceitos. Inclusive, buscando desenraizar crenças limitantes.

Quer melhorar o controle das finanças da sua família? Baixe a planilha do orçamento familiar e ganhe uma importante ferramenta.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Essa abordagem parte do princípio que muitos de nós trazemos um conceito pré-estabelecido sobre o dinheiro. Esse conceito, normalmente, é ensinado dentro da própria família. E essas limitações enraizadas no nosso subconsciente, muitas vezes, são responsáveis por nos afogar em dívidas.

Dessa forma, o coaching vai buscar a causa do problema. Vai tentar fazer a pessoa perder alguns hábitos nocivos e ganhar novos hábitos.

Qual a diferença entre coaching e consultor financeiro?

Apesar de parecer a mesma profissão, existe bastante diferença entre coaching financeiro e consultor financeiro.

Enquanto o coaching atua mais na área comportamental, o consultor atua mais na área técnica das finanças. Pois, em muitos casos, não basta apenas a pessoa corrigir o seu comportamento. É preciso, uma análise e replanejamento das contas em aberto.

Sendo assim, podemos dizer que o trabalho do coaching e do consultor se complementam. Ou seja, enquanto um vai procurar atacar os hábitos nocivos de cada pessoa, o outro vai corrigir a gestão financeira de forma mais técnica para solucionar problemas como o de superendividamento.

Gostou de saber mais sobre coaching financeiro? Deixe o seu comentário, as suas sugestões e nos ajude a difundir o conhecimento.

Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

205 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

FALTAM POUCOS

DIAS PARA A

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

INSCREVA-SE E TENHA ACESSO À OFERTAS IMPERDÍVEIS!