Por: Tiago Reis

Cinco filmes sobre investimentos

No Suno Call de hoje, fugirei um pouco dos assuntos que costumo trazer. Ao invés disso, vou sugerir cinco filmes que acredito serem construtivos para os investidores. São filmes muito interessantes, sobretudo para os que estão iniciando a caminhada no mundo dos investimentos.

Antes de começar com a lista, quero lembrar a você que estamos com descontos incríveis para a Black Friday Suno, basta clicar aqui para conferir. São várias opções, para todos os gostos.

Acompanhamento Suno

#1 – Becoming Warren Buffett

O primeiro filme dessa lista é um que merece ser assistido por todos. Trata-se de um documentário que conta sobre a vida de Warren Buffett. A narrativa conta desde a sua infância até os tempos atuais.

Entendo que este seja um jeito bem bacana de conhecer um pouco mais sobre a vida do maior investidor de todos os tempos – e como ele alcançou este posto.

#2 – Too Big to Fail

Este segundo filme que recomendo assistir foi feito pela HBO. Ele foi inspirado pelo livro de mesmo nome, escrito por Andrew Ross Sorkin.

Too Big to Fail narra os momentos mais dramáticos da crise de 2008, com direito a alguns casos dos bastidores desta crise. Aqueles que se interessam por conhecer mais sobre este cenário que assombrou a economia global devem assistir este filme.

#3 – Barbarians at the Gate

Talvez este seja o filme mais antigo dentre a minha lista de indicações.

Primeiramente, para falar um pouco deste filme, introduzirei os fundos de Private Equity. Trata-se de fundos que tomam dívidas para comprar empresas buscando gerar grande valor a partir de uma boa administração e melhorias de gestão. Após consolidar a empresa no mercado, o fundo vende sua parte no negócio, realizando lucros.

Na década de 1980 ocorreu a ascensão de vários destes fundos. O momento de ápice deles foi a disputa pelo controle de uma empresa chamada RJR Nabisco, que era um conglomerado que atuava nos segmentos de tabaco e alimentos.

A disputa pelo controle da companhia se deu como um leilão, para ver quem levaria. Vale a pena conferir o restante da história.

A título de curiosidade: provavelmente você conhece marcas bastante famosas que eram da RJR Nabisco, como a do biscoito Oreo, ou do cigarro Camel.

#4 – The Big Short

Este filme descreve também a crise de 2008, porém por outro ponto de vista. Enquanto o “Too Big to Fail” conta mais o lado dos bancos, este conta o lado dos que ganharam com a crise, isto é, os fundos que apostaram nos derivativos na ponta certa.

É um filme muito legal, que explica de um jeito bem-humorado o que se propõe a trazer para o espectador. Mais do que recomendado.

#5 – Ascent of Money (Série)

Essa série, originada a partir do livro de mesmo nome, escrito pelo historiador Niall Ferguson, conta a história do dinheiro. Ela trata suas origens, além de crises, momentos de ascensão, início do crédito, início do papel moeda, dentre outros assuntos.

Muitos destes filmes estão disponíveis na internet. Nem todos estão no Netflix, porém, são relativamente fáceis de serem encontrados. Aproveite que o final de semana está chegando, para aprender um pouco mais com estes filmes, aliando o lazer ao aprendizado!

Não deixe de conferir os nossos descontos da Black Friday, são várias oportunidades com desconto para você.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

206 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS: