Por: Tiago Reis

Ciclos do Mercado: A próxima recessão americana está chegando?

É possível prever a chegada da próxima recessão? Veja como o ser humano se comporta diante dos ciclos do mercado.

 

Howard Marks, co-fundador da Oaktree Capital Management, é um investidor bilionário e escritor americano pelo qual sinto admiração.

Para Marks, uma das coisas mais importantes para um investidor é estar atento aos ciclos do mercado. Não é por coincidência que ele é autor do livro “Mastering The Market Cycle – Getting The Odds On Your Side” (em tradução livre: Dominando os Ciclos do Mercado – Colocando as Chances a Seu Favor). Além disso, este também é um dos tópicos tratados em seu outro livro: “The Most Important Thing”.

 

Ciclos estão por toda a parte

Como Marks afirma – e concordo – nossa vida é feita de ciclos. Vários padrões e eventos emergem regularmente em nosso meio, influenciando nosso comportamento e nossas vidas.

De fato, o inverno é mais frio que o verão, o dia é mais claro que a noite. Por isso, planejamos passeios diferentes para o inverno e para o verão. Também trabalhamos e nos divertimos durante o dia, enquanto reservamos a noite para descanso.

Não obstante, acendemos luzes ao entardecer, e as apagamos durante o dia. Tiramos do guarda-roupas as roupas de inverno quando ele se aproxima, e as roupas de banho quando é o verão que está chegando.

Assim, como de costume, o ser humano busca perceber padrões para tornar suas decisões mais fáceis e efetivas. Não é diferente no que diz respeito ao mercado: investidores buscam padrões históricos para tentar antever o que está para acontecer.

Valuation e precificação de ativos

O período mais longo sem recessões

Este é o 122° mês desde que a economia Norte-Americana deixou sua última recessão, em junho de 2009*, entrando na fase de expansão, ou recuperação. Este momento é assustador para alguns americanos, uma vez que a expansão mais longa de sua economia durou 120 meses. Trata-se de um novo recorde.

Fonte: CNBC

Neste cenário, aliado ao momento de máxima histórica, muitos começam a se perguntar se a próxima recessão americana está por vir, e buscam saber também quando ela virá, já supondo que esteja próxima.

Há tamanho interesse na situação da economia americana devido ao fato de que diversas economias ao redor do globo também serão fortemente impactadas caso uma eventual recessão na economia estado-unidense venha a acontecer.

Marks apenas afirma que “sim”. Isto é, a economia Norte-Americana está caminhando para uma nova recessão. Também completa dizendo: “pelo menos nunca poderão provar que estou errado”.

As economias sempre apresentaram ciclos econômicos, e acredito no que diz Howard: eles sempre acontecerão. Recessões sempre virão após um ciclo de expansão, ao mesmo tempo que as recessões também acontecerão e serão passageiras.

Podem ser observadas evidências que sugerem em qual etapa do ciclo a economia se encontra, no entanto, é impossível afirmar quando chegará a próxima etapa.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Então, o que pode levar às recessões?

Eventualmente, condições favoráveis levarão o público a se engajar em comportamentos baseados em suposições excessivamente otimistas. Deste modo, também eventualmente, o excesso de otimismo destas suposições será exposto, causando um período de declínios para corrigir estes excessos.

Além disso, mesmo economias que não estão marcadas por excessos também estão sujeitas a choques externos.

Independentemente de quando a próxima recessão americana irá chegar, muitos assumem que ela, necessariamente, será tão ruim quanto a de 2008.

De fato, a geração atual vivenciou, majoritariamente, o crash das ponto-com e a forte crise de 2008. Deste modo, há uma certa tendência em esquecer as recessões anteriores, que foram mais brandas, lembrando apenas das mais recentes. Ao fazer isso, estamos ignorando o fato de que a próxima recessão pode ser relativamente leve.

Por fim, aproveito para observar que, embora não seja possível dizer quando, como e com qual intensidade a próxima recessão americana virá, ao menos é possível afirmar que com ela também virão oportunidades. É importante, portanto, saber extrair proveito da situação, já que a recessão não pode ser evitada.

 

*Fonte: The National Bureau of Economic Research (NBER)

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!