ciclo de caixa
Por: Tiago Reis

O que é ciclo de caixa e como esse indicador funciona

Controlar o ciclo de caixa é uma das práticas da administração empresas necessárias para garantir a saúde financeira de um empreendimento.

Nesse sentido, o cálculo ciclo de caixa, assim como o ciclo operacional, são rotinas que fazem parte das estratégias de gestão financeira de curto prazo.

O que é ciclo de caixa?

Ciclo de caixa é o tempo que se passa entre o pagamento feito aos fornecedores e o recebimento dos valores referente às vendas dos produtos adquiridos.

Contabilidade para Investidores

Esse período também é chamado de ciclo financeiro ou Ciclo de Conversão de Caixa (CCC). Em inglês, a conta é conhecida como cash convertion.

É importante compreender que aqui o que vale não é a data da compra. Até porque, ela pode ser parcelada. O cálculo de tempo começa com o pagamento ao fornecedor do material adquirido. E, em geral, empresas de comércio pagam seus fornecedores 30 dias após a aquisição do produto.

O cenário ideal é que as empresas tenham o menor intervalo entre aquisição e venda possível. Desse modo, mercadoria não fica parada em estoque por muito tempo, proporcionando o retorno financeiro rápido para o negócio.

Isto fará também com que o empresário não precise mexer no seu capital de giro para manter a empresa funcionando. Porque, quanto antes for a conversão de caixa, mais rápido o produto “se paga”.

Ciclo operacional

Apesar de o seu conceito ser parecido com o do ciclo de caixa, um detalhe é diferente no ciclo operacional. Ele representa o tempo que transcorre entre o recebimento do produto e o recebimento do pagamento pela venda.

Assim, o prazo não começa a ser contado quando o empresário paga o seu fornecedor, mas sim quando a mercadoria é recebida pelo empreendimento.

Para descobrir qual é o ciclo operacional da empresa, é preciso aplicar a seguinte fórmula:

  • Ciclo operacional = Prazo Médio de Estocagem (PME) + Prazo Médio de Recebimento (PMR)

Prazo Médio de Estoque é o tempo médio em que a mercadoria permanece na empresa à espera de vendas. O Prazo Médio de Recebimento é o tempo que leva para a empresa receber os recursos após a venda. E é preciso descobrir o valor do ciclo operacional da empresa para chegar ao ciclo de caixa.

Quer saber qual o impacto dos indicadores de uma empresa no seu preço? Faça o curso online de valuation e precificação de ativos.

Aprenda como analisar uma ação

Como calcular o ciclo de caixa

O cálculo desse indicador demanda alguns levantamentos prévios. A fórmula do ciclo de caixa é:

  • Ciclo de caixa = Ciclo Operacional – Prazo Médio Pagamentos a Fornecedores (PMPF)

O Prazo Médio Pagamentos a Fornecedores é o tempo que a empresa terá para pagar seus fornecedores após o recebimento dos produtos encomendados.

Digamos, por exemplo, que a empresa “Investidores do açúcar” teve um prazo médio de recebimento de 40 dias e um prazo médio de estocagem de 50 dias. Assim, seu ciclo operacional é de 90 dias. Considerando que o empreendimento tem um Prazo Médio Pagamentos a Fornecedores de 30 dias, seu ciclo de caixa será de 60 dias.

O prazo pode ser alto para negócios que dependem do recebimento das vendas para pagar outros custos e despesas, como aluguel, luz ou mesmo folha de pagamento. Por isso, é importante que o negócio tenha saldo de caixa suficiente para atender às suas demandas financeiras enquanto os recursos não entram. Ou, pelo menos, capital de giro, que já tem esse objetivo por natureza.

Foi possível saber mais sobre ciclo de caixa com este artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários a seguir.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Adriely 29 de abril de 2020

    Para uma empresa qual o melhor ciclo de caixa? (Nulo, ajustável, positivo ou negativo)

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

210 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!