Acesso Rápido

    Chairman: o que é e qual a sua importância em uma empresa?

    Chairman: o que é e qual a sua importância em uma empresa?

    Dentro de uma empresa existem muitas funções para garantir o seu bom funcionamento. Uma delas é a função de chairman.

    É o Chairman é o responsável por supervisionar e acompanhar todas as atividades da organização com o intuito que a mesma tenha o maior lucro líquido possível, indo de encontro aos anseios dos acionistas.

    O que é Chairman?

    Chairman é a palavra em inglês que faz referência ao cargo de Presidente do Conselho de Administração de uma determinada empresa.

    O Conselho de Administração de uma empresa é um grupo de pessoas que tem por objetivo supervisionar e acompanhar as atividades da organização. Esse trabalho garante que as decisões da organização estejam alinhadas com a estratégia empresarial.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Os membros do conselho possuem uma certa participação ativa no negócio. Visto que envolve algumas tomadas de decisão dentro do modelo estratégico que foi previamente definido pela empresa.

    Cabe também ao conselho procurar maximizar o valor da empresa para os sócios, assim como fiscalizar todos os relatórios da companhia.

    Portanto, é o conselho o responsável por procurar manter o equilíbrio dentro da empresa, fazendo uma ligação entre os sócios e o trabalho do CEO que diferente do que muitos pensam não é o Chairman.

    A diferença entre o CEO e o Chairman

    Embora muita gente confunda essas duas figuras dentro de uma empresa, elas são diferentes uma da outra.

    O CEO nem sempre é o presidente da empresa, sendo que em algumas organizações sua presença sequer existe. Porém, existem empresas onde somente existe o CEO, não existindo o Chairman.

    No entanto, em uma grande parte das organizações é comum existirem as duas funções, sendo que o CEO é o responsável por gerenciar o negócio, cuidando assim do seu planejamento estratégico.

    Já o Chairman é a autoridade máxima do Conselho de Administração que é quem faz a fiscalização do trabalho do CEO, garantindo que ele esteja cumprindo o planejamento estratégico traçado pela empresa.

    Quer aprender a investir em fundos imobiliários? Então baixe o nosso E-book investindo em fundos imobiliários.

    A importância do Presidente do Conselho de Administração dentro da organização

    O Chairman é o responsável por zelar pelo interesse dos sócios e acionistas de uma empresa. Portanto, é ele quem irá orientar, fiscalizar e intermediar conflitos que possam existir entre investidores e CEO.

    Dentro desse contexto, pode-se concluir que o CEO está abaixo do Chairman dentro de uma hierarquia organizacional. Pois, em alguns casos há a necessidade do próprio CEO se reportar ao Chairman.

    Portanto, o Chairman acaba sendo de extrema importância nas grandes organizações. Pois, será ele o responsável por administrar as ideias, conflitos e interesses que possam vir a surgir.

    Desse modo, cabe ao CEO gerenciar e comandar a empresa como um todo. Já ao Chairman cabe fazer uma boa fiscalização e orientação ao CEO.

    É imprescindível que o CEO e o Chairman tenham uma certa sinergia para que a organização possa apresentar os resultados esperados pelos acionistas.

    Caso contrário, quando não existe essa sinergia, a empresa poderá apresentar diversos problemas para conseguir atingir o crescimento almejado.

    Foi possível compreender o que é o Chairman? Deixe sua dúvida ou comentário no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *