Por: Tiago Reis

CEO: Uma figura de vital importância para a prosperidade de uma empresa

Termo muito comum no mundo corporativo, onde as grandes empresas de capital aberto imperam, a palavra CEO é bastante usada quando nos referimos ao Diretor Executivo de uma companhia. Essa sigla vem o termo em inglês Chief Executive Officer.

Nas empresas, o CEO é o individuo que detém a maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. Uma das principais atribuições de um CEO é decidir sobre os planos estratégicos de um negócio, além de definir a visão futura de uma empresa.

Como dissemos anteriormente, a grande maioria das empresas não possuem um CEO, nesses casos elas lançam mão de um Diretor Geral, que ocupa função semelhante ao Diretor Executivo. Isso acontece porque o cargo de CEO é mais utilizado em empresas de grande porte, sobretudo nas multinacionais, onde é necessária uma diretoria profissionalizada para estar à frente de uma organização.

De modo geral, um CEO é indicado para compor a direção de uma empresa por seu conhecimento do mercado de atuação em que a companhia está inserida. Escolher erroneamente esse executivo pode gerar uma péssima política de alocação de capital que destruirá o valor da empresa no longo prazo.

Demais executivos de uma empresa

Normalmente, o CEO de uma organização trabalha diretamente com um corpo de diretores, dos quais cada um deles possuem as suas próprias siglas que os representam, são elas: CBDO (executivo-chefe de desenvolvimento de negócios), CFO (executivo-chefe de finanças), COO (executivo-chefe de operações), CMO (executivo-chefe de marketing), CIO (executivo-chefe de informação), CCO (executivo-chefe de comunicação), CAE (executivo-chefe de auditoria) e CHRO (executivo-chefe de recursos humanos), entre outros.

Principais CEOs do mundo na atualidade

O CEO de uma grande organização, geralmente, é o maior representante de uma empresa perante todo o mercado. O sucesso de uma empresa, muito comumente, tem sido atribuído à imagem de um presidente executivo altamente competente e pragmático, características raras que não podem ser encontradas em qualquer executivo ou gerente de empresa no longo prazo.

A seguir listaremos um grupo bastante seleto de alguns dos diretores executivos mais admirados do mundo, você também poderá ver um breve resumo de alguns deles:

  • Tim Cook: Atual presidente-executivo da Apple, a maior empresa do mundo em capitalização de mercado da atualidade. Esse executivo lidera as conferencias para anúncios de novos produtos e tenta assimilar, a imagem da companhia à dele. Ele exerce um papel estratégico muito bem sucedido na empresa em que preside, e não à toa essa companhia tem crescido muito fortemente desde que assumiu o cargo.
  • Jeff Bezos: É o fundador, presidente e chairman da Amazon.com. Comandante de uma das maiores e mais inovadoras empresas de varejo do mundo. Bezos tem um estilo semelhante ao do presidente-executivo da Apple, pois participa dos lançamentos de produtos e serviços da companhia, bem como conferencias e conversas com imprensa.
  • Warren buffett: Ele é o CEO e o maior acionista da Berkshire Hathaway, uma das maiores e mais bem sucedidas empresas do mundo. A carreira desse executivo foi marcada por excelentes investimentos em todos os tipos de negócios dos quais possuem importantes e prolongadas vantagens competitivas, características que fazem as empresas prosperarem no longo prazo. Buffett é amplamente considerado o maior investidor de todos os tempos.

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

231 artigos
Ações

FIIs

39 artigos
FIIs

Clube Exclusivo Suno

Small Caps

Pequenas em capitlização, gigantes em potencial.

Conheça o Clube Suno Small Caps e receba recomendações das melhores Small Caps para você investir na Bolsa de Valores.