Acesso Rápido

    CDB ou Tesouro Direto: qual a melhor opção de investimento?

    CDB ou Tesouro Direto: qual a melhor opção de investimento?

    CDB ou Tesouro Direto? Essa é uma pergunta que muitos investidores fazem antes de investir o seu capital na renda fixa. E, normalmente são poucos sabem suas particularidades — já que um deles é influenciado pelo CDI e o outro pela taxa Selic.

    Uma boa decisão de investimento pode garantir mais tranquilidade financeira para uma pessoa. Os seus objetivos podem ser atingidos com mais facilidade, bem como é possível alcançar a tão sonhada liberdade financeira. Por isso é importante compreender o CDB ou Tesouro Direto.

    CDB ou Tesouro Direto?

    O CDB é a sigla de Certificado de Depósitos Bancário, e o Tesouro Direto é um título da dívida pública. Ambos são considerados títulos de renda fixa — e por isso a dúvida qual o melhor, CDB ou Tesouro Direto, é bastante recorrente entre os investidores

    Normalmente para saber qual deles é a melhor opção para o momento, é preciso conhecer um pouco sobre o CDI ou DI. É comum ouvirmos falar que determinado CDB está rendendo um percentual do CDI.

    Guia de Investimento em Renda Fixa

    Invista com segurança e rentabilidade: baixe gratuitamente o nosso ebook e conheça as principais opções de investimento em Renda Fixa!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O CDI, em linhas gerais, é um índice que acompanha a Taxa Selic. Dessa forma, quando um CDB rende acima de 100% do CDI, ele está rendendo mais do que a Taxa Selic possivelmente.

    O Tesouro Selic, que é o título do tesouro com mais semelhança ao CDB, tem a sua rentabilidade amparada na Taxa Selic.

    Dessa forma, é possível entender as diferenças entre Tesouro Direto e CDB.

    Quer aprender a investir na Bolsa? Conheça o manual do investidor da Suno Research.

    Qual o valor desses rendimentos?

    Esses rendimentos, apesar de serem normalmente fixos, possuem uma pequena variação, normalmente amparados pela Taxa Selic que é determinada pelo COPOM (Conselho de Políticas Monetárias). No final de 2019, o CDI Hoje estava rendendo 5,40% ao ano e a Taxa Selic  5,50% ao ano.

    Existe o simulador de investimento que pode ajudar a realizar alguns comparativos entre algumas aplicações financeiras. Esses simuladores ajudam o investidor a comparar os investimentos e enxergar seus possíveis retornos.

    Todavia, quando pensamos em rentabilidade um pouco mais alta, também pensamos em risco um pouco mais alto também. Por isso, é importante avaliar a disposição que temos em correr riscos para buscar ganhos melhores.

    O governo também disponibiliza o simulador tesouro direto, onde é possível realizar o comparativo entre alguns títulos do tesouro, bem como avaliar se essa é uma opção melhor que o CDB para o momento.

    Quer saber mais sobre investir no Tesouro Direto ou Renda Fixa? Faça nosso minicurso de Tesouro Direto.

    Como escolher entre CDB ou Tesouro Direto?

    Como já dissemos anteriormente essa é uma decisão que, para ser tomada, precisa ser realizado os comparativos. Mas, em linhas gerais se um banco te oferecer uma rentabilidade de CDB acima de 100% do CDI, ele possivelmente é uma opção mais viável que o Tesouro Direto. No entanto é fundamental atentar-se à outros fatores como risco e liquidez. Existem para ambos os casos prazos de resgate.

    Desse modo existem CDBs com resgate automático onde é possível resgatar o dinheiro a qualquer momento como também existem CDBs com prazos de vencimento, onde somente é possível resgatar o valor aplicado após o vencimento.

    Já o Tesouro Selic tem liquidez diária, o que permite que o resgate seja feito com mais agilidade. Então, um fator que precisa ser levantado é o prazo que precisaremos do dinheiro. Isso também pode ser determinante para alcançar rentabilidades melhores.

    Todavia, diante de um cenário de juros baixo investir em renda fixa pode não ser uma boa opção de investimento. Nesse sentido, procurar investimentos em renda variável, como em ações e fundos imobiliários, pode ser uma opção.

    Foi possível saber as diferenças entre CDB ou Tesouro Direto? Deixe suas dúvidas nos comentários.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *