Acesso Rápido

    Cashback: como funciona essa prática? Ela é sustentável para as empresas?

    Cashback: como funciona essa prática? Ela é sustentável para as empresas?

    Tem se tornado bastante comum a prática de oferecer cashback como forma de atrair e fidelizar clientes, usando esta ferramenta como um diferencial diante de tanta concorrência.

    É importante entender se essa estratégia é de fato vantajosa para as empresas ou o cashback só beneficia os clientes e possivelmente diminuindo o lucro líquido dos negócios.

    O que é cashback?

    Cashback é a devolução de parte do valor gasto na aquisição de um produto, serviço ou efetivação de um pagamento feito, em geral, com cartão de crédito. Na prática, trata-se de um programa de recompensas, que visa aumentar o número de compras e transações efetuadas pelos clientes.

    Afinal, a compra se torna mais barata para o consumidor quando parte do dinheiro gasto retorna para a sua carteira.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Justamente por conta do aumento na procura deste tipo de benefício, a oferta de programas de cashback tem se tornado ainda mais comum entre os aplicativos de pagamentos disponíveis no mercado.

    A diferença entre o cashback e os demais programas de recompensas é que geralmente estes programas oferecem pontos que, posteriormente, poderão ser trocados por benefícios.

    No cashback, esta troca é feita de modo imediato, com o retorno em dinheiro, por meio do próprio aplicativo. Este pode ser enviado para a conta bancária do cliente ou utilizado como crédito em transações futuras.

    Outro ponto importante é que os valores obtidos por meio do cashback normalmente não expiram, como ocorre com os pontos de alguns programas de fidelidade.

    O montante devolvido é referente a um percentual do valor gasto. Em geral, este varia entre 5% e 50% do total da compra. Além disso, eles são limitados a um valor específico.

    Por isso, é comum se deparar com um cashback de 50%, limitado a R$ 20, por exemplo. Ainda assim há exceções, com retornos proporcionais ainda maiores.

    Como funciona uma empresa de cashback?

    Mas, se as empresas que trabalham com este benefício dão parte do dinheiro da transação de volta para os clientes, como funciona a sua obtenção de lucro?

    As empresas que oferecem cashback costumam trabalhar com parceria com as empresas, com acordo de comissionamento.

    Desta forma, a cada compra feita por meio do seu aplicativo ou cartão de crédito com cashback com ou sem anuidade, eles ganham um percentual sobre a transação. O dinheiro repassado de volta para os clientes é justamente parte deste pagamento.

    Como o volume de vendas tende a aumentar, esta transação se torna vantajosa para a marca.

    Este recurso também é utilizado por quem quer obter maior visibilidade para a sua marca. Assim, quem ainda não utiliza o seu serviço pode ter seu interesse despertado pela oferta.

    E para quem já é cliente, a ideia é gerar uma fidelização.

    Entretanto, como o número de empresas que oferecem este serviço está cada vez maior, por isso é importante estudar cada um deles, uma vez que o cliente fará o mesmo, em busca do melhor cashback.

    Para ver como recorrer a estas ofertas pode beneficiar o orçamento, é possível utilizar a planilha de vida financeira, para controle de gastos pessoais, oferecida gratuitamente pela Suno Research.

    Foi possível saber mais sobre cashback? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Compu Silvo 19 de outubro de 2020

      Cashback is new tudo pela metade do dobro. Promoções em sites sem Cashback são 50% mais baratas

      Responder