O que é carteira virtual e para que serve esse tipo de serviço?

Carteira virtual é um tipo de serviço que ganha espaço na internet conforme avança o uso de criptomoedas, como o bitcoin.

Assim, a carteira virtual é um termo ligado às moedas virtuais. Apesar de não estarem relacionados com o mercado financeiro tradicional e do alto risco envolvido, esses ativos têm atraído grande número de pessoas.

O que é uma carteira virtual?

A carteira virtual é uma das formas de armazenamento para dinheiro virtual ou criptomoedas. Dessa forma, seu uso possibilita transações com os mesmos. São conhecidas como wallet, palavra em inglês que significa “carteira”.

Embora contenham o termo “moeda” no nome, criptomoeda é uma espécie de ativo virtual que funciona como reserva de valor, como o investimento em ouro. Não são, portanto, alternativas seguras para quem deseja investir com segurança para construir um patrimônio sólido no longo prazo.

Existem versões de carteiras virtuais que funcionam online, através de sites, como modelos voltados para celular, em dispositivos específicos e para serem usadas em computador sem acesso à internet. Alguns serviços permitem a operação com mais de um tipo de moeda virtual e até oferecem conversão entre elas.

As carteiras virtuais são acessadas na forma digital e para isso é criada uma chave de acesso. Esse código é gerado usando-se técnicas de criptografia, para evitar fraudes. A criação das chaves de acesso é um dos pontos importantes para a segurança de uma carteira online. Assim, somente o usuário que a criou poderá entrar na conta.

Há também as carteiras desktops, que são aquelas são baixadas no computador e sincronizadas através da internet. Este é outro tipo de acesso possível à carteira virtual, que é considerado o menos arriscado contra ataques cibernéticos.

Outro grupo, o de carteiras dedicadas, se referem a um tipo especifico de criptomoedas e são baixadas nos site dos desenvolvedores do criptoativo em questão. Entre as moedas virtuais mais populares atualmente estão bitcoin, ethereum, litecoin, dash, ripple e monero.

Quer aprender a investir em títulos do governo? Faça o minicurso que ensina a aplicar por meio do Tesouro Direto.

EBOOK INVESTINDO EM FIIS

Carteiras online são seguras?

As carteiras online estão sujeitas aos ataques cibernéticos. Por isso, existe a recomendação de se dedicar um computador exclusivo para acesso e criação de chaves seguras.

Uma estratégia usada para dar mais segurança às carteiras armazenadas em computador é que a máquina não tenha acesso à internet. Isso  é feito na tentativa de evitar ataques pela rede mundial de computadores. A ideia é que somente o usuário que a criou consiga acessá-la.

Um dos principais riscos apontados e dito como falha de segurança nessa modalidade carteira é o esquecimento das chaves de acesso e da senha da carteira. Porém, essas são consideradas falhas pessoais. Ou seja, acontecem por culpa do usuário, pois ele próprio impossibilita seu acesso ao seu capital guardado.

Entre as carteiras mais conhecidas no mercado de criptomoedas e dinheiro virtual, podemos citar:

  • Exodus Wallet;
  • Samourai;
  • Jaxx;
  • Electrum;
  • Bitcoin Core Wallet;
  • Coinomi;
  • Breadwallet.

Por fim, a carteira virtual deve ser uma escolha do usuário e que deve ser moldada à sua necessidade. É recomendável uma ampla pesquisa sobre a credibilidade da instituição que oferta esse serviço antes de utiliza-lo. Principalmente, para conhecer as configurações necessárias e evitar fraudes.

Foi possível saber mais sobre o que é carteira virtual com este artigo? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários a seguir.

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *