cartão de crédito pré-pago
Por: Gabriela Mosmann

Cartão de crédito pré-pago: saiba como funciona esse cartão

Cartão de crédito pré-pago é um método de pagamento que pode ser útil em várias ocasiões. Desde a facilidade e segurança para viagens internacionais, como para um melhor controle do orçamento familiar.

O cartão de crédito pré-pago possui algumas limitações em relação ao cartão de crédito convencional. Além disso, a lógica para a utilização dessa modalidade de cartão se inverte em relação ao cartão tradicional.

O que é o cartão de crédito pré-pago?

O cartão de crédito pré-pago é um tipo de cartão de crédito no qual é realizada uma recarga no valor que a pessoa deseja utilizar. Dessa forma, seu limite é o valor da recarga realizada pelo usuário.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

Portanto, a lógica de utilização desse tipo de cartão de crédito se inverte. No cartão tradicional, as compras são realizadas antes e o pagamento é realizado posteriormente, mediante uma fatura. No caso do cartão pré pago, o pagamento é realizado previamente, antes das compras serem realizadas. Trata-se de um cartão recarregável.

A não existência de um limite é a principal diferença de como funciona cartão pré-pago em relação ao cartão convencional. Dessa forma, como não há um limite, não é possível parcelar no cartão de crédito pré-pago.

Todavia, em relação as outras utilidades, o cartão pré-pago é exatamente igual aos demais. Ele também pode ser emitido como sendo nacional ou internacional. No primeiro caso, os valores da recarga só podem ser feitos em reais e, no segundo caso, ela pode ser realizada em moeda estrangeira.

Esse cartão pode ser utilizado na função crédito para compras do dia-a-dia, compras online ou assinatura de serviços. Assim como os outros cartões, ele também depende da aceitação da bandeira do cartão nos estabelecimentos nos quais as compras forem realizadas.

Como fazer um cartão de crédito pré-pago?

Como fazer um cartão pré-pago costuma ser mais simples do que outros tipos de cartões. É possível solicitar cartão pré-pago junto às instituições financeiras, em geral, não sendo necessário ser correntista das mesmas.

Esse tipo de cartão, apesar de utilizar a função crédito, não oferece risco para a instituição emissora. Visto que o pagamento do valor a ser utilizado é feito previamente. Dessa forma, é possível pedir um cartão de pré-pago inclusive para pessoas com restrições em órgãos de proteção ao crédito.

A emissão do cartão de crédito pré-pago costuma ser rápida. Após essa etapa, é necessário realizar o pagamento da recarga, para então poder utilizá-lo. Em geral, os emissores desse tipo de cartão aceitam diversas formas de pagamento, como boleto bancário ou transferências.

Quer organizar melhor os seus gastos domiciliares? Baixe gratuitamente a planilha de orçamento familiar da Suno.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Taxas do cartão de crédito pré-pago

O pré-pago é um cartão de crédito sem anuidade, ao contrário do que é comum nos tradicionais. Todavia, ele possui alguns outros custos, que variam de acordo com o emissor. Os mais comuns são:

  • Taxa de adesão;
  • Taxa de saque;
  • Taxa de recarga;

Dessa forma, as instituições financeiras costumam cobrar taxas referentes à emissão do cartão e também a cada recarga. Apesar de ser uma função pouco utilizada, há também uma taxa em caso de saques. No caso do cartão internacional, é possível que as taxas sejam mais elevadas do que em relação ao cartão nacional.

Vantagens de utilizar um cartão de crédito pré-pago

Os gastos em viagens internacionais no crédito convencional geram alguns infortúnios que seriam minimizados com esse tipo de cartão. Uma delas é eliminar a necessidade de ter em mãos grandes quantidades de dinheiro vivo.

A outra comodidade é realizar a recarga em moeda estrangeira e fixar o valor do câmbio, protegendo-se assim de uma possível alta do dólar. No cartão de crédito tradicional, a taxa de conversão é realizada no fechamento da fatura. Nesse caso, há sempre o risco de uma variação na cotação da moeda em questão.

Outra vantagem do pré-pago é o controle dos gastos. Nessa modalidade de pagamento, não haverá surpresas com a fatura ao fim de um período. Com a impossibilidade de realizar compras em parcelas ou em valores maiores que o orçamento suporta, o planejamento financeira passa a ser uma necessidade do dia-a-dia.

Além disso, há a possibilidade usar esse meio de pagamento para situações de gasto específica. Com dar mesada para os filhos ou fazer pagamentos a fornecedores na forma de cartão de crédito pré-pago.

Orçamento familiar

Cartão de crédito pré-pago x cartão de débito

A principal diferença entre o cartão de crédito pré-pago e o cartão de débito é justamente a utilização da função crédito. Há uma série de situações nas quais a função débito não é aceita. Dessa forma, a função crédito passa a ser necessária.

A função crédito costuma ser necessária para pagamentos de serviços de streaming, aplicativos de carros particulares e táxis, compras pela internet, entre outros. Dessa forma, esse tipo de cartão é vantajoso para pessoas que não possuem um cartão de crédito convencional, mas precisam realizar esses tipos de pagamentos.

Esse artigo ajudou você a entender melhor sobre o cartão de crédito pré-pago? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!