cartao cnpj
Por: Tiago Reis

Cartão CNPJ: saiba o que é e como obter esse documento

A constituição de uma empresa implica necessariamente na criação de um cartão CNPJ. Esse documento é importante para consultar informações sobre uma companhia. Dado que tanto pessoas jurídicas de direito privado, quanto de direito público, como o BACEN, possuem esse documento em domínio público.

A emissão de um cartão CNPJ é bem simples e também possui uma versão digital. A versão digital, inclusive, pode facilitar no acesso a serviços online, como emissão de nota fiscal eletrônica.

O que é um cartão CNPJ?

O cartão CNPJ é o documento que comprova que uma empresa existe e está devidamente registrada nos órgãos correspondentes. Dessa forma, o cartão CNPJ funciona para uma pessoa jurídica tal qual o CPF para uma pessoa física.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Esse documento também é conhecido como Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral. Em um cartão CNPJ é possível encontrar as seguintes informações:

  • Número do CNPJ;
  • Razão Social;
  • Título do estabelecimento (Nome fantasia);
  • Data de abertura;
  • Código e descrição da atividade econômica principal e secundária (referente à CNAE);
  • Código e a descrição da natureza jurídica;
  • Endereço;
  • E-mail do responsável;
  • Telefone;
  • Situação Cadastral;
  • Motivo da situação cadastral;

Dessa forma, esse documento além de comprovar a existência da pessoa jurídica, é uma fonte de informações acerca de uma empresa.

Portanto, para saber a qual dos tipos de empresa a companhia pertence, se está ativa ou onde é domiciliada, a maneira mais fácil é consultar o cartão CNPJ. Além disso, a consulta a esse documento pode contribuir para evitar fraudes.

Como emitir um cartão CNPJ?

Para emitir cartão CNPJ, basta acessar o site da Receita Federal e seguir os seguintes passos:

  1. Acessar a página de Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral;
  2. Informar o número do CNPJ;

O cartão é emitido automaticamente no momento da solicitação. Caso necessário, é possível imprimi-lo nesse site. Esse documento costuma ser solicitado para abertura de contas bancárias ou mesmo solicitação de alvarás de funcionamento junto a prefeituras.

Quer entender um pouco mais sobre contabilidade para investir? Faça o minicurso online da Suno de Contabilidade para Investidores.

Guia do Imposto de Renda para Investidores

Versão digital do cartão CNPJ

O cartão CNPJ possui uma versão eletrônica. Essa versão é conhecida como certificado digital ou e-CNPJ. O certificado digital concede acesso a uma série de serviços online, o que pode facilitar a gestão da empresa.

Serviços como emissão de nota fiscal eletrônica, por exemplo, podem ser realizados online com esse certificado. Além disso, algumas prefeituras exigem a adesão a esse sistema digital.

Há empresas, além da Receita Federal e das Juntas Comerciais, que realizam a emissão do certificado digital. Portanto, para emissão desse certificado costuma ser cobrado uma tarifa, a qual pode variar de emissor para emissor.

Para solicitar a emissão de um e-CNPJ é necessário apresentar os seguintes documentos da empresa e do representante legal:

Empresa

  • Documento de constituição da empresa;
  • Alterações contratuais da empresa (quando houver);
  • Documentos de eleição da diretoria vigente (quando houver);
  • Cartão CNPJ impresso no máximo 3 meses da data de validação do certificado;

Representante legal

  • Documento de identificação (RG, CNH, passaporte, etc)
  • Cadastro de pessoa física (CPF);
  • Comprovante de endereço emitido há no máximo 3 meses, em nome do titular do certificado;

É necessário apresentar os documentos originais no momento da validação do e-CNPJ. Contudo, no caso dos documentos da empresa, é possível substituir os originais por cópia autenticada.

Além disso, será colhido a biometria e foto do representante legal da empresa. Essas exigências estão de acordo a legislação da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Essa infraestrutura viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual dos cidadão brasileiros.

Esse artigo ajudou você a entender melhor sobre o cartão CNPJ? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!