capital social
Por: Tiago Reis

Capital social: compreenda de uma vez do que se trata esse conceito

O capital social são todos os recursos levantados pelos sócios ou acionistas de um negócio necessários para o início das atividades de uma empresa.

O capital social pode ser modificado ao longo da história de uma companhia e pode ser aumentado através da emissão de novas ações no mercado.

Para exemplificar, digamos que um empreendedor decida abrir um negócio de venda de roupas.

Assim como qualquer outro negócio, o investidor precisará aportar algum capital nessa nova companhia a fim de fazê-la funcionar perfeitamente em seu início funcionamento, pois afinal de contas, essa empresa gerará retornos positivos somente algum tempo depois de sua abertura.

Calcular o capital social de sua companhia é fundamental para as seguintes situações:

  • Estabelecer o volume de recursos que serão necessários para que a companhia inicie as suas operações;
  • Dividir o grau de representatividade que cada acionista tem no negócio;
  • Informar à Receita Federal em casos de possíveis investigações.

Compreendendo mais sobre o capital social

capital social

Compreendendo mais sobre o capital social

Podemos dizer que o capital social é o recurso aportado pelos acionistas de uma empresa com o objetivo de comprar novos equipamentos, ferramentas, veículos entre outros bens de capital. Esse dado pode ser visto através do balanço patrimonial de uma empresa.

Se os acionistas de uma companhia listada em bolsa resolverem vender as suas cotas no mercado secundário, qualquer variação no preço das ações não afetará em nada o capital social da companhia.

A grande utilidade da mensuração desse conceito é no sentido de estabelecer o grau de poder que cada acionista possui dentro de um negócio, tendo em vista que muitas das decisões estratégicas de uma empresa são feitas em assembléia por meio de uma votação.

A definição do seu valor também costuma ser uma informação bastante preciosa para a Receita Federal, pois permite que esse órgão identifique incongruências de valores apresentados pela companhia.

De todo modo, as empresas são obrigadas a apresentar essa informação, e a omissão da mesma poderá resultar em suspensão temporária da inscrição CNPJ da companhia.

Como definir o capital social necessário para uma companhia?

capital social

Como definir o capital social necessário para uma companhia?

Como normalmente toda empresa inicia as suas atividades sem apresentar lucro líquido, então os recursos aportados pelos acionistas é de importância fundamental nesses primeiros passos de uma companhia.

Desse modo, é muito importante que a definição do valor que deverá compor esse capital seja precisamente estipulado.

O grande segredo para definirmos o capital de uma empresa é não esquecer de contabilizar os itens que são considerados vitais, tais como ferramentas da linha de produção, máquinas, folha de pagamento, entre outros custos.

Porém, caso julgue necessário, a realização da tarefa de estipular o capital necessário para uma empresa também pode ser feita através da contratação de um profissional especializado na área.

Depois de feita a decisão sobre o montante de capital demandado pela empresa, será necessário formalizar por meio de um contrato social a quantia e a natureza dos recursos aportados por cada sócio do empreendimento.

Para isso, é necessário que a empresa faça o seu registro formal na Junta Comercial de seu respectivo Estado, informando assim, o seu capital social, bem como, caso necessário, também a alteração do contrato social.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!