capital circulante
Por: Tiago Reis

Capital circulante: entenda como medir a liquidez financeira de um negócio

Entender os fundamentos financeiros e operacionais de uma empresa é primordial para avaliar a sua qualidade. Dentre os indicadores mais utilizados para tal, um dos principais é o chamado capital circulante.

Todo empreendedor deve ter uma noção sobre o conceito de capital circulante, bem como a sua importância dentro do funcionamento de um negócio.

O que é capital circulante?

Podemos dizer que o capital circulante, também chamado de capital de giro ou capital circulante líquido (CCL), corresponde aos ativos que a empresa necessita para manter o seu processo produtivo em funcionamento.

Para descobrir o capital de giro de uma empresa, basta fazermos a diferença entre o ativo circulante de uma empresa e o seu passivo circulante.

Para compreendermos melhor esse conceito devemos entender o significa os termos ativo e passivos circulantes:

  • Ativo circulante: são os ativos líquidos de uma empresa — como caixa, contas a receber, estoques de matérias-primas e produtos acabados.
  • Passivo circulante: são as são os gastos e despesas pagas pela empresa durante todo o ano — como salários, compra de matérias-primas, impostos, etc.

Toda organização possui uma necessidade de capital de giro diferente. No entanto, é importante salientarmos que a manutenção dessa métrica em patamares positivos é um importante indicador de solidez financeira.

Por isso, pode-se dizer que o capital circulante é uma medida importante da eficiência operacional de uma empresa, bem como da sua saúde financeira no curto prazo.

Como calcular o capital circulante?

capital circulante

Entendendo o capital circulante na prática

O cálculo do capital circulante é feito através da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Logo, a fórmula do capital circulante será:

  • Capital Circulante = Ativo Circulante / Passivo Circulante
[obi_random_banner]

Capital circulante e índice de capital de giro

Já o índice de capital de giro, ou liquidez corrente, é uma métrica também muito utilizada para expressar a capacidade da empresa em honrar com os seus compromissos de curto prazo.

Um bom índice de capital de giro é considerado algo entre 1 e 2 vezes.

Um índice inferior a 1 vez indica capital de giro negativo, o que pode indica possíveis problemas de liquidez. Enquanto um índice acima de 2 pode indicar que a empresa não está utilizando seus ativos excedentes de forma eficaz para gera o máximo de receita possível.

Portanto, em casos reais, se os ativos de uma empresa não excederem seu passivo circulante, tal empresa poderá ter dificuldades em pagar seus credores e entrar em falência.

[obi_random_banner]

O capital circulante e o seu efeito no fluxo de caixa

A maioria dos projetos exige um investimento em capital de giro, o que obviamente, reduz o fluxo de caixa.

Além disso, o caixa também cairá se o dinheiro for coletado muito lentamente ou se os volumes de vendas estiverem diminuindo, o que levará a uma queda nas contas a receber.

Desse modo, quando maior for esse ciclo de caixa, maior será a necessidade de capital circulante. Em contrapartida, quanto menor for o ciclo, menor será a necessidade de capital circulante.

Portanto, empresas que estão usando o capital de giro ineficientemente podem aumentar o fluxo de caixa, espremendo fornecedores e clientes.

No entanto, são poucas empresas que possuem essa capacidade de exigir condições favoráveis tanto com clientes quanto com fornecedores. Essas companhias geralmente fazem parte de um oligopólio.

Portanto, agora sabemos da importância do capital circulante dentro de uma companhia. Mas para aprender ainda mais sobre o tema, acesse o nosso curso de Contabilidade para Investidores e aprofunde o seu conhecimento nessa área essencial.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!