capex e opex
Por: Tiago Reis

Capex e Opex: conheça a diferença entre estes custos

Nem sempre os empreendedores entendem conceitos de contabilidade, como capex e opex, para tocarem seus negócios da melhor forma possível.

Há casos em que nem ao menos os conceitos de lucro bruto e lucro líquido está claro para estes micro e pequenos empresários, quem dirá de capex e opex. Algo que faz falta no crescimento e desenvolvimento do empreendimento.

O que são capex e opex?

Capex e opex são siglas para “Capital Expenditure” e “Operational Expenditure”, conceitos financeiros e administrativos que impactam diretamente as empresas, independente do seu porte e atividade fim. Porém, cada um tem um significado e uma aplicação específicos.

Apesar da sua importância, nem sempre estes conceitos e suas aplicações são de conhecimento dos empreendedores ou gestores de um negócio.

Minicurso: Contabilidade para Investidores

Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos de contabilidade para quem quer investir em empresas na Bolsa de Valores!

O que é capex?

O significado de capex em português é despesas de capital, em tradução livre. Ele representa os valores utilizados por uma empresa com bens de capital. Ou seja, com máquinas, equipamentos e instalações utilizados na produção de outros bens.

Esses valores existem em qualquer companhia e precisam ser mensurados corretamente.

Inclusive em processos de expansão dos negócios, como aquisição de novos veículos para a frota da empresa ou mesmo de novos maquinários para otimizar processos reduzindo custos.

Com isso, o esperado é que esta alocação de recursos gere novas riquezas e ganhos para o negócio, funcionando como um investimento, que pode ser revisto quando necessário.

O que é opex?

O significado de opex em português, por sua vez, é despesas operacionais. Este se refere aos custos de um negócio para a manutenção da sua produção.

Isso inclui gastos com atualização de softwares, com manutenção de maquinário e mão-de-obra, por exemplo. Estes podem ser divididos em dois tipos de custos de produção: diretos e indiretos.

Vale lembrar que as despesas com serviços ou operações gozam de incidência de impostos. O que precisa entrar na conta para não resultar em prejuízo.

Diferença de capex para opex

A principal diferença entre capex e opex está no fato de as despesas com opex serem contínuas e variáveis, enquanto as com capex costumam ocorrer quando há algum projeto específico a ser implementado.

Isso inclui a compra de um novo imóvel para ampliação da fábrica ou mesmo a abertura de uma filial.

Já tópicos como folha de pagamento, contas de água e energia elétrica costumam ser constantes, chegando todos os meses e nem sempre com o mesmo valor.

Por isso, é bastante comum que as empresas foquem seus recursos em opex, deixando os investimentos em despesas de capital apenas quando pretendem mudar a área de negócios ou expandi-los.

Assim, investe-se menos em possíveis ganhos de capital e mais na manutenção daquele já existente.

Valuation e precificação de ativos

Como calcular opex e capex?

Os cálculos referentes a capex e opex costumam ficar a cargo dos contadores de cada empresa, que possuem o conhecimento específico para isso. Mas todo empreendedor deve compreender como estas contas funcionam.

Para calcular o opex de uma empresa é preciso somar as despesas operacionais do período que se deseja analisar.

Estas informações são encontradas no Balanço Patrimonial da empresa, no seu demonstrativo de fluxo de caixa e também na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).

Já o capex, por geralmente demandar a execução de um projeto, é encontrado nos gastos que envolveram esta implantação, presentes no Demonstrativo do Fluxo de caixa (DFC).

Este e outros conceitos contábeis são explicados no curso da Suno Research de Contabilidade para Investidores.

Foi possível saber mais sobre capex e opex? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!