Acesso Rápido

    CAMEX: saiba o que é e para que serve a secretaria

    CAMEX: saiba o que é e para que serve a secretaria

    Para quem pretende investir no exterior, conhecer a Camex e entender o seu papel junto ao Ministério da Economia pode ser muito importante.

    Assim, é interessante entender o que é a CAMEX, qual é exatamente o seu papel e importância para a atividade econômica.

    O que é a CAMEX?

    CAMEX é a sigla utilizada para representar a Câmara do Comércio Exterior, órgão ligado ao Ministério da Economia do Governo Federal.

    A Câmara do Comércio Exterior tem como principal objetivo coordenar as políticas, atividades e diretrizes relacionadas ao comércio exterior de bens e serviços. Um dos principais objetivos dela é aumentar a competitividade internacional do Brasil.

    E-book: Investindo no Exterior

    Descubra como investir nas melhores empresas e ativos do mundo com o nosso ebook gratuito de Investimentos no Exterior!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Os processos decisórios da CAMEX são definidos por seu conselho de ministro, formado por alguns grandes ministros do estado, como:

    • Chefe da Casa Civil;
    • Ministro da Economia e das Relações Exteriores;
    • Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
    • Chefe da Secretária-geral da Presidência da República;
    • Ministro da Infraestrutura.

    Qual a importância da CAMEX?

    O comércio exterior pode ser essencial para o desenvolvimento econômico de um país.

    Além disso, tem grande influência sobre o PIB do país já que parte do seu valor é fruto das transações internacionais do país. Desta forma, se torna interessante listar algumas das principais atribuições e contribuições que podem resultar do trabalho da CAMEX:

    Lista CAMEX

    A lista CAMEX é um dos trabalhos mais reconhecidos executados pela Câmara do Comércio Exterior. A Lista consiste na listagem de bens sem similar nacional que, por conta desta característica, têm condições tarifárias distintas.

    Para um bem ser considerado como sem similar nacional, além de alíquota de importação fixada em 0 ou 2%, é necessário que o item seja listado na NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) citados no inciso I do art. 1º da Resolução CAMEX nº 79.

    Facilitação de comércio

    A facilitação do comércio é a simplificação e a modernização de procedimentos relativos ao comércio. Logo, significa reduzir o tempo e os custos envolvidos no comércio internacional.

    Um dos grandes objetivos da CAMEX é delegar os esforços do governo para aumentar a eficiência logística e a competitividade internacional do comércio exterior brasileiro.

    Por esse motivo, essa atribuição é uma das maios importantes no momento de desburocratizar as relações internacionais e oferecer transações mais fluidas entre nações.

    Melhoria do ambiente regulatório

    Um dos maiores desafios para o crescimento dos produtos brasileiros em novos mercados são as barreiras não tarifárias.

    Assim, a CAMEX junto às empresas privadas e outros órgãos do governo buscam a eliminação das barreiras para produtos brasileiros nos mercados estrangeiros.

    Além disso, opera na busca pela melhoria do ambiente regulatório doméstico, relativo ao comércio exterior.

    Negociações internacionais

    A Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior direciona as negociações, acordos ou convênios relativos ao comércio internacional.

    É também papel dessa organização propor e executar as medidas consideradas pertinentes para proteger os interesses comerciais brasileiros nas relações econômicas e comerciais estabelecidas com outros países e/ou regiões.

    Esse artigo te ajudou a entender mais sobre o que é e para que serve a CAMEX? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *