CAC 40
Por: Tiago Reis

CAC 40: o que você precisa saber sobre o índice da Bolsa de Paris

O CAC 40 foi criado no ano de 1987, mas implementado somente em 1988. É o índice de ações mais importante da Bolsa de Paris, reunindo 40 valores de empresas de vários setores, negociadas na Euronext Paris Exchange (antigamente chamada Paris Bourse).

Entre essas empresas estão as francesas L’Oreal, Renault e Vinci e o banco Société Générale. No entanto, boa parte das organizações participantes são multinacionais lideradas por estrangeiros.

O que é o CAC 40?

A nomenclatura CAC 40 quer dizer “Cotation Assistée em Continu”, em português algo como “Negociação Assistida Contínua”. O nome se refere ao fato de que seu valor sofre variação contínua nos dias úteis, no período de 9h a 17:30h. O valor é atualizado a cada 30 segundos. Já o número 40 se refere aos 40 valores top das primeiras 100 capitalizações francesas.

O índice CAC 40, portanto, é o principal índice de referência da Euronext Paris, assumindo papel semelhante à Ibovespa ou Bovespa no Brasil, Dow Jones Industrial Average nos Estados Unidos, Nikkei 225 (N225) no Japão e DAX-30 na Alemanha.

É utilizado para expressar o nível e os rumos do mercado na França. E é monitorado pelos grandes mercados financeiros internacionais.

Conhecendo melhor o CAC 40

O CAC 40 mostra a tendência de desempenho de algumas das maiores empresas francesas nos mercados financeiros.

É o índice da Bolsa de Valores mais valorizado da França: uma baixa representa claro sinal de declínio da economia francesa.

Este índice, desde o dia 1º de dezembro de 2003 até o CAC 40 de 2018, opera a partir da capitalização de mercado das empresas e da flutuação. Isto significa a parte disponível no mercado. Semelhantemente, operam outros índices principais mundiais, como os já citados Ibovespa, Nikkei 225 e DAX-30.

Algumas das características deste índice são:

  • 45% das empresas do grupo são multinacionais chefiadas por estrangeiros;
  • Depende de eventos mundiais e de estatísticas como desemprego, criação de postos de trabalho, taxas de juros, PIB, etc.  Sendo monitorado pela União Europeia e outros pontos econômicos importantes do planeta;
  • Depende, também, do mercado financeiro dos Estados Unidos que atinge todos os mercados mundiais;
  • Sua operação exige uma averiguação minuciosa do mercado, incluindo notícias e relatórios atualizados e preços;
  • É revisto trimestralmente por um comitê. Nele, as 100 maiores empresas da Euronext Paris são listadas com base em sua capitalização bolsista e no volume de negócios. Apenas 40 são escolhidas para o índice.

Vamos entender melhor o funcionamento deste índice.

Como funciona o CAC 40?

CAC-40

Como já comentado, trimestralmente (ou em reuniões extraordinárias, por fusão de empresas, por exemplo) os membros do CAC 40 e do Conselho Científico dos Índices (CSI) – esse último formado por peritos independentes – se reúnem a fim de abordar tópicos como o volume de transações sobre os títulos das empresas e a representatividade dos setores.

Neste evento, os participantes podem optar por realizar a substituição de um valor do índice por outro, e também várias questões são avaliadas quanto às empresas envolvidas, como a queda do valor de mercado e falta de liquidez.

O índice CAC 40 atingiu seu valor mais alto em 4 de setembro de 2000, com 6944.77 pontos que resultaram de uma bolha especulativa. A partir daí, durante muitos anos o desempenho anual do indicador se manteve próximo ao da Dow Jones, demonstrando que as principais Bolsas de Valores dependem cada vez mais umas das outras.

O CAC 40 é calculado para indicar o valor de mercado médio ponderado pela Bolsa. Cada empresa das 40 do grupo pondera o índice com base no número de ações que o mercado disponibiliza, ponderações essas que mudam conforme a sociedade em questão.

 

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!