Buyout
Por: Tiago Reis

Buyout: saiba como funciona esse tipo de operação de compra

Buyout, operação de compra ou management buyout (MBO) é um termo bastante conhecido do mercado financeiro.

O buyout se refere, essencialmente, a uma modalidade de aquisição na qual um quadro diretor (ou mesmo uma pessoa) adquire a maioria do capital social da empresa em que atua, passando a ser responsável por sua gestão.

A tradução de “buyout” é aquisição, em português.

O que é buyout?

Buyout

O buyout é a operação em que uma equipe de gestores de uma empresa, ou então exteriores a ela, se dispõe a adquirí-la, sendo que, essa decisão muitas vezes está calcada no objetivo de ajudar na administração da organização, adicionando a ela valor de mercado.

A definição de buyout se caracteriza pela aquisição de uma empresa por parte de seus gestores e, muitas vezes, isso se dá quando esses gestores acumularam larga experiência na gestão da organização. Reunindo conhecimento e habilidades que lhes permitam planejar sua compra e controle.

Vamos conhecer mais a fundo esta operação de compra, a seguir.

Como funciona o buyout?

Os buyouts podem ocorrer por diversas razões, por exemplo:

  • Os gestores querem assegurar seus empregos, como no caso de a empresa a ser comprada precisar de dinheiro para a saúde financeira e sobrevivência; tal situação se desenha, em muitos casos, quando a empresa se vê em situação de venda forçada ou insolvência;
  • A empresa se encontra sob franco risco de ser adquirida por um concorrente, notadamente pelos motivos do item anterior;
  • Os proprietários enxergam neste processo uma nova motivação para os gestores, os quais, por sua vez, identificam uma fonte de rendimento inovadora e auspiciosa, ou seja, uma empresa com potencial para melhorar sua situação financeira;
  • A sucessão de uma empresa familiar está em jogo, e não parece haver uma solução para a gestão na própria família, daí a urgência de modificar a administração da companhia.

Se o capital da empresa vendedora estiver disperso na Bolsa, a operação de compra pode ocorrer através de uma oferta pública de aquisição. Os gestores também podem comprar somente o capital suficiente para assumir o controle da companhia.

Buyout: uma hipótese

Na hipótese de um conjunto de acionistas controlarem o capital, a aquisição precisa ter o consentimento de tais operadores financeiros. Preferencialmente com uma proposta de preço de venda atrativa. Seja por concordarem com a venda ou pelo negócio não oferecer perspectivas de crescimento dentro da estratégia dos acionistas. Seja como for, a estrutura acionista da empresa é modificada.

Os gestores que se propõem a adquirir a empresa apresentam vantagem competitiva em relação a outras partes externas que se interessem pelo negócio, já que conhecem os pormenores financeiros e administrativos da empresa, seus pontos fracos e fortes – o que, obviamente, não significa que a operação de MBO vá ser bem-sucedida.

É necessário saber se adaptar ao novo papel de dono da companhia, conhecendo princípios de liderança organizacional.

Outro aspecto a ser considerado no buyout é o financiamento. Ele será necessário para que a venda ocorra, e pode apresentar valores monetários elevados. Por isso, selecionar um ou mais parceiros financeiros adequados para o negócio é essencial e exige habilidade negocial.

Vamos, a seguir, conhecer as vertentes deste modelo de negócio.

Tipos de buyout

Alguns termos financeiros e administrativos relacionados ao MBO apresentam particularidades:

  1. Management buy-in: a diferença é que a equipe de gestão que passa a controlar a empresa é externa, Ou seja, não atua nesta;
  2. Employees buyout: os funcionários da empresa, e não uma equipe de gestão, adquirem o controle dela;
  3. Management and employees buyout: a empresa é adquirida através de um grupo de colaboradores da companhia. Ele é composto tanto por gestores como não gestores.

A operação de compra denominada buyout é bastante frequente no mercado financeiro. Como visto, ocorre quando uma empresa compra o controle acionário de outra, passando a ter o controle sob suas mãos. Essa modalidade de negócio influi diretamente na administração da organização em questão e, portanto, nos rumos a serem tomados pela mesma.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!