BolsaConhecimento

Você sabe a diferença entre buy and hold e o position trade?

By 8 de Janeiro de 2018 No Comments

Dentro do mercado de capitais é muito comum que se confunda a filosofia básica do buy n hold com o position trade. Essas duas formas de operar apesar de serem semelhantes, possuem algumas diferenças significativas.

Por definição, o buy and hold é a estratégia de investimento de mais longo prazo que existe dentro da bolsa, nessas operações não existe tempo de investimento definido, nem taxas mínimas de retorno esperado. Já o position trade é um pouco diferente, pois esse operador utiliza a análise gráfica para escolher ações das quais pretende manter por algum tempo.

A seguir temos uma definição mais aprofundada desses dois tempos:

Afinal do que se trata o position trade?

O operador que utiliza essa estratégia, por definição, é um especulador. A base de informações utilizada pelo mesmo, em maior parte se deve pela análise técnica ou análise gráfica.

Mesmo assim, muitos consideram esses operadores como “quase investidores” da bolsa de valores. Isso se deve, provavelmente, pelo tempo de investimento que esses especuladores seguram o papel, que podendo chegar a meses.

No entanto, o que muitos esquecem é que, em geral, os investidores usam a análise fundamentalista, e é aí onde se encontra uma diferença marcante.

Dentro do universo dos traders, talvez a operacionalização que mais faça sentido, ou traga menos prejuízo, é o position trade, pois em sua essência ele é um especulador de baixíssimo custo, pois não fica trocando de papel a cada curto intervalo de tempo.

Um típico trader desse tipo pode levar semanas ou até meses até liquidar uma posição. Dessa forma, é possível que ele passe alguns meses sem emitir uma única ordem de compra e venda de ações numa corretora de valores.

Então o que seria o buy and hold?

O buy and hold é tipicamente uma estratégia de investimento de longo prazo. Essa estratégia é indicada para investidores que procuram se associarem a bons projetos futuros, baseados em análises criteriosas dos balanços financeiros de empresas e demais fundamentos.

Geralmente, as regras para se investir no mercado dessa maneira são bastante simples de entender, no entanto, o mais complicado é a disciplina necessária para permanecer com sua estratégia tanto na baixa quanto na alta do mercado, pois na maioria das vezes, os investidores são tomados por uma mania especulativa muito forte nos picos e vales comuns da bolsa de valores.

Além do foco na compra de bons ativos, o investidor adepto dessa estratégia também preza muito pela diversificação dos seus investimentos como forma de proteção contra as vicissitudes do longo prazo. Além disso, os aportes mensais são muito importantes, para que se crie um hábito saudável de investimento, de forma a favorecer o patrimônio do investidor no longo prazo.

Conclusão

Através do que foi tratado, esperamos ter esclarecido de forma bastante simples e direta a diferença entre o buy and hold e o position trade, pois para trilhar um caminho vitorioso pelo mercado de capitais é fundamental que o investidor tenha bastante claro qual será a sua estratégia de investimento e não misturar várias vertentes e direcionamentos de acordo com reações emocionais e variações do mercado.

 

 

 

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.