Bull market x bear market

Investidores que operam na bolsa de valores já devem ter escutado a expressão “bull market” ou “bear market”. Essas expressões tão difundidas geraram os adjetivos bullish e bearish, subsidiários dos primeiros.

Se você é um operador do mercado financeiro novato, talvez não sabe o significado de tal expressão. Porém, saiba que entender o que é “bull market” pode te ajudar a ampliar seus ganhos e sinergias nos investimentos.

Bull market, na verdade, indica que o mercado de renda variável está performando a favor de uma tendência de alta. Isso significa que os preços dos ativos, de um modo geral, estão subindo.

Por outro lado, bear market significa que a cotação dos ativos segue por uma tendência de baixa, onde os preços rumam na direção da queda.

Bull, na tradução livre, significa touro. Bear, urso. Mas por que utilizar esses animais para expressar as tendências do mercado financeiro?

Esses termos foram primeiramente apresentados por Richard S. Tedlow, escritor e autor do livro Miopia Corporativa. A explicação do autor foi de que as expressões refletem a forma com que esses animais atacam suas presas.

A princípio, os ursos, que utilizam suas patas com garras afiadas, sufocam a presa contra o solo. Por outro lado, os touros utilizam seus chifres para lançar suas vítimas para o alto.

Uma analogia é observada nos gráficos, onde os movimentos de cair e subir, respectivamente, ilustram o que acontece na natureza com os animais e suas presas.

O touro de Wall Street

Bull market vs. bear market

Conhecido como Charging Bull, do inglês “Touro em investida” em tradução livre, a escultura de bronze situada em Bowling Green é uma atração turística à parte para quem vai visitar a ilha de Manhattan, em Nova York.

A obra pesa 3,5 toneladas e mede 3,4 metros de altura por 4,9 de comprimento. A escultura representa o mercado financeiro pujante e foi idealizada por Arturo de Modica em dezembro de 1989.

Embora inspirada no crash de 1987, quando a bolsa de Nova Iorque amargou uma queda de 22% em um único dia, a estátua foi idealizada pelo artista como um símbolo da força e poder do povo americano.

Contudo, o touro de Wall Street foi, por muitas vezes, alvo de críticas a partir de uma perspectiva anticapitalista. Os ativistas utilizavam o touro como símbolo de uma sociedade gananciosa e opressora.

Bull market vs. bear market

Bull market Wall Street

Bull market é uma expressão usada para dizer que o mercado está otimista. Entretanto, note que a expressão pode ser utilizada para a economia de um modo geral, e não apenas para a bolsa de valores.

O termo pode ser utilizado também para indicar a escalada de preços do mercado imobiliário, commodities ou até mesmo cargos e salários.

Por outro lado, o bear market, ao contrário do amigo do reino animal, deve sinalizar o estado geral de uma economia ou nicho de mercado que está em baixa ou queda.

O importante ressaltar que, quando estamos em um bull market, estamos em tendência de alta dos ativos. Portanto, parafraseando nosso amigo Warren Buffet, nunca perca dinheiro, opere sempre a favor da tendência.

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.