Acesso Rápido

    Borderô: entenda o que é e qual a sua importância

    Borderô: entenda o que é e qual a sua importância

    Em um departamento financeiro existem diversos documentos utilizados na sua rotina diária. Um documento bastante comum é o borderô.

    O Borderô, é um documento que irá colaborar para um melhor planejamento financeiro da empresa organizando as contas a pagar e a receber.

    O que é borderô?

    Borderô é um documento onde são registradas e controladas os cheques pré-datados e duplicas que foram negociados por uma empresa.

    Esse é um documento que o seu significado vem do francês “bordereau”. A sua utilização é bastante comum nas operações comerciais de varejo, aquisições de produtos e também de serviços é muito comum que elas venham acompanhadas deste documento.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O borderô irá apresentar, portanto, os pagamentos que precisam ser realizados em relação àquela determinada operação. Ou seja, os cheques que serão pagos, duplicatas a receber, boletos bancários, dentre outros.

    Como funciona o borderô?

    O borderô pode ser um documento tanto de contas a receber quanto de contas a pagar. Nele devem estar agrupadas as operações bancárias de um mesmo dia em uma mesma conta ou instituição bancária.

    Depois de reunir todas as informações, este documento precisa ser remetido ao banco para que o mesmo faça então o processamento das cobranças.

    Antigamente todo esse processo era feito de forma manual. No entanto, agora ele pode ser feito de forma digital. As tarifas bancárias relacionadas à cobrança são de responsabilidade da empresa.

    Por que usar o borderô?

    Entendendo o que é o borderô de pagamento é preciso entender quais as suas vantagens.

    O borderô de pagamento traz vantagens operacionais para a empresa ajudando-as na organização financeira das contas a pagar e receber.

    Isso ocorre porque ele simplifica as operações, visto que agrupa todas as transações diárias em uma única linha.

    Portanto, ele nada mais é que um acumulado de pagamentos que evita que o extrato acabe ficando muito extenso, facilitando assim as operações financeiras.

    Desvantagens do borderô

    Com o avanço tecnológico, esse documento trouxe ainda mais facilidade e praticidade para o setor financeiro. Existem, inclusive, equipamentos integrados que permitem a avaliação de relatórios de acordo com as negociações que foram realizadas.

    Embora a tecnologia tenha ajudado a agilizar o processo do borderô, ele ainda exige um procedimento manual de preenchimento. O que traz o risco de uma falha humana.

    Por conta disso, o erro se estende para outros processos que envolvem o borderô. E, desse modo, uma cobrança de pagamento ou recebimento poderá ser emitida de maneira errada.

    Um outro problema é que ele vai constar no extrato bancário em uma linha única. E se houver algum erro de preenchimento, haverá mais dificuldade de realizar a conciliação bancária posteriormente.

    Dessa forma, é extremamente necessário ter um processo de revisão apurado do borderô para que se evitem erros no seu preenchimento comprometendo todo o seu processo.

    Foi possível compreender o que significa um borderô? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *