Acesso Rápido

    O que é boom econômico e como ele impacta a economia?

    O que é boom econômico e como ele impacta a economia?

    Ao contrário das grandes crises econômicas, o boom econômico representa oferece uma rápida ascensão para uma cidade ou país.

    Por isso, é interessante entender o que é exatamente um boom econômico, quais fatores podem o causar e alguns exemplos reais de crescimento econômico muito acelerado.

    O que é Boom econômico?

    O boom econômico, ou economic boom, do inglês, representa um momento de pico no ciclo de negócios da economia.

    Além disso, popularmente, o boom econômico é remetido a um momento de performance e crescimento econômico ímpar.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    É extremamente comum que, em momentos como esse, os indicadores econômicos atinjam patamares extremamente favoráveis, assim como a produtividade dos fatores de produção tende a ser otimizada.

    No mercado financeiro, normalmente, um período de boom pode estar associado a um bull market, que é uma expressão americana para indicar mercados em alta.

    No entanto, apesar de uma melhora nos indicadores financeiros, é comum que em períodos de alto crescimento resultem em picos na inflação, já que há um aumento significativo na demanda agregada.

    Como funciona um Boom econômico?

    Além de entender o que é um boom econômico, é fundamental compreender seu funcionamento e quais são os principais fatores que o antecedem.

    Um ótimo exemplo de como funciona um boom econômico é o caso das empresas de tecnologia.

    No final dos anos 90, várias empresas do ramo de tecnologia, como a Microsoft, entre várias outras, ganharam grande reconhecimento e tiveram seus valores de mercados exponencializados devido às grandes expectativas que embasaram as crenças de muitos em companhias deste setor.

    O boom em um setor representa um aumento nos resultados, trabalho e no investimento realizado.

    No agregado econômico, além do aumento dos resultados, trabalho e investimento, é possível perceber um aumento de preços, lucros e taxas de juros também.

    Um dos principais indicadores econômicos para analisar um início de um boom são os gastos com consumo.

    Por outro lado, o fim de um boom pode ser percebido quando a taxa de crescimento econômico corrente passa a ser negativa e quando a economia começa a desacelerar.

    Exemplos de Boom econômico

    Para entender mais sobre crescimento econômico, é interessante conhecer alguns dos principais e mais famosos exemplos de boom econômico pelo mundo.

    Entre os principais Boom Econômicos, estão:

    • Boom da China;
    • Anos 20 nos EUA;
    • Milagre econômico brasileiro.

    Boom da China

    O boom econômico da China é um dos mais atuais e mais consolidados da história recente da economia.

    Durante o grande crescimento da China, foram por volta de 30 anos com taxa média de crescimento anual de 8%.

    Um dos principais eventos que pode marcar o início do boom chinês foi a parcial abertura econômica e de capital promovida pelo governo do país.

    Anos 20 nos EUA

    Durante os anos 20 a economia americana cresceu incríveis 42%, resultado que só reforçou a hegemonia econômica dos EUA que já estava se configurando.

    Com um grande boom, evidentemente, o desemprego foi drasticamente reduzido, as ações valorizavam como nunca.

    Por outro lado, o fim do boom foi marcado por um dos piores episódios de crise econômica da história, conhecido popularmente como a grande depressão (crise de 1929).

    Milagre econômico brasileiro

    Um grande exemplo de Boom em território nacional foi o conhecido milagre econômico brasileiro que aconteceu entre 1969 até 1973. Período conhecido por uma grande taxa de crescimento do PIB.

    Um dos grandes marcos políticos do fim do milagre pode ser representado pela saída do, até então, ministro da fazenda Delfin Netto.

    Até o fim dos anos 70 e durante toda década de 80, a economia brasileira passou por períodos de crescimentos tímidos ou, até mesmo, de recessão, além de perder a estabilidade inflacionária.

    Esse artigo te ajudou a entender sobre Boom Econômico? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *