Muitas pessoas, principalmente as que estão iniciando nos investimentos, normalmente apresentam algumas dúvidas em relação ao mercado e todas as suas diversas vertentes, e a bolsa de valores frequentemente está presente dentro deste pacote de indagações.

Diante dessa comum irresolução perante os iniciantes, e para que o sucesso nos seus investimentos se faça da maneira mais natural e orgânica possível ao longo do tempo, a bolsa de valores precisa ser, o quanto antes, um conceito bem esclarecido em suas convicções.

Definição

A Bovespa – Bolsa de Valores do Estado de São Paulo – é, por definição, o ambiente onde são negociados títulos de valores mobiliários no Brasil.

Entre estes títulos estão incluídas as ações (pequenos “pedaços” das empresas de capital aberto), os Fundos Imobiliários (são pequenos “pedaços” de investimentos atrelados ao mercado imobiliário), e também as opções (contratos de compra e venda de ativos acordados para uma data futura).

Existem ainda outros ativos que também são negociados no mercado de balcão da Bovespa, como algumas commodities, moedas, renda fixa privada e pública, além de títulos financeiros do agronegócio.

Dessa forma, a Bovespa é o mercado onde são transacionados os títulos que possuem valores financeiros que costumam alternar de preços conforme a dinâmica da lei da oferta e da procura. 

Como investir através da Bovespa?

Antes de mais nada, para uma pessoa que tenha interesse em aplicar o seu capital num ativo financeiro através da bolsa de valores, é necessário que esse indivíduo, primeiramente, invista tempo para pesquisar sobre uma corretora – instituição intermediária que faz o e elo de ligação entre as partes vendedora e compradora – que melhor atenda a suas necessidades e, após fazê-lo, abra uma conta na mesma.

Normalmente as corretoras são regularizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é a autarquia que tem, por obrigação, fiscalizar e regularizar o mercado de valores mobiliários como um todo – inclusive a bolsa de valores.

Por meio da CVM, todas as transações feitas na Bovespa são registradas e seguramente garantidas.

Comprar e vender

Após a devida abertura de conta em uma corretora regularizada pela CVM, o investidor já está apto para, através dela, aplicar seus recursos no ativo que se enquadre melhor a suas expectativas.

No século passado, principalmente antes da popularização da internet, as transações eram normalmente restritas ao ambiente físico da bolsa de valores e, no meio daquela atmosfera, a gritaria e a desorganização era constantemente presente entre os corretores à procura de compradores e vendedores dos ativos de interesse de seus clientes.

Hoje em dia, através da comodidade de casa, é possível se fazer transações mobiliárias por meio do Home Broker, software que normalmente as corretoras disponibilizam a seus clientes para que possam realizar suas operações de qualquer lugar através da internet.

É necessário, entretanto, que o investidor se atente ao horário do pregão, ou seja, ao período em que a bolsa de valores fica “aberta” para se realizar as operações de compra e venda.

Ao se solicitar uma operação de compra e/ou venda fora do horário do pregão, a mesma só será realizada após a próxima abertura da bolsa, que será feita no dia útil seguinte, no horário normal de abertura, conforme a tabela acima.

Invista com responsabilidade

Após esse breve resumo da definição do que é a bolsa de valores, o investidor já terá possibilidades de se sentir mais familiarizado a respeito do tema.

É necessário, contudo, que se estude bastante sobre os ativos de interesse antes de se tomar uma decisão de aplicação de seus recursos.

Para isso, uma consultoria qualificada é uma boa alternativa, mas nada substitui o estudo próprio e a curiosidade do investidor de procurar aprender sempre mais sobre onde deseja confiar o seu dinheiro na bolsa de valores.

Bons investimentos!

Comentários

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

[i]
[i]
[i]
[i]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account