boletim focus
Por: Tiago Reis

Boletim Focus: entenda a importância desse relatório econômico

Vislumbrar o crescimento econômico do país, bem como o aumento ou queda da inflação é uma das principais finalidades do Boletim Focus.

Sendo ele uma importante ferramenta, tornou-se indispensável para analistas financeiros e investidores. Nesse sentido, o Boletim Focus divulgado pelo Bacen é aguardado com bastante ansiedade toda semana.

O que é o Boletim Focus?

Boletim Focus é um relatório contendo diversos indicadores de projeções econômicas. Tais indicadores vão desde a projeção do IGPM até a balança comercial brasileira.

A divulgação do Relatório Focus é feita pelo Bacen toda semana, normalmente às segundas-feiras em seu site oficial. Já a sua produção é de responsabilidade do Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais, o GERIN.

Guia de Economia para Investidores

Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

Sendo assim, a base que serve às projeções é composta pela mediana da expectativa de agentes econômicos que não fazem parte do órgão. Dentre os agentes estão instituições financeiras, empresas e universidades.

Esses agentes, contribuem dessa maneira, por meio do Sistema de Expectativas do Mercado. Como é um tema bastante amplo, e há um grande esforço de pesquisa empregado para encontrar a mediana, o relatório é bastante respeitado.

Como é feito o Relatório Focus?

O Boletim Focus, que contém diversos indicadores como a previsão do dólar, é fruto de uma força tarefa de dezenas de organizações que se dedicam semanalmente na realização de análises referentes ao mercado financeiro.

Por se tratar de diversas instituições de ramos variados, há também várias metodologias usadas para se chegar em um resultado. Com todos os palpites desenvolvidos, é alimentado o Sistema Expectativa de Mercado do Banco Central.

Depois disso é encontrada a mediana e então divulgado o relatório. Contudo, para ter acesso a esse sistema e poder colaborar com um palpite desenvolvido por meio de uma metodologia é preciso cumprir alguns requisitos.

Sendo assim, organizações que desejam participar do sistema precisam informar desde a área de pesquisa que atuam até a nomeação do profissional que será o responsável pelo projeto. Para garantir a qualificação desse profissional, o Bacen  chega inclusive a examinar o currículo dele.

10 livros que todo investidor deveria ler

Quais dados compõem o Boletim Focus?

A pesquisa Focus contempla uma série de indicadores de projeção econômica. Portanto, as instituições que fazem parte do Sistema Expectativa de Mercado, precisam se posicionar em relação a todos eles. Estão entre os indicadores:

Todo mês é divulgado, portanto, o TOP 5 do Boletim Focus, uma versão do relatório centrada nas cinco instituições que mais acertaram as projeções. Em janeiro também é divulgada uma versão dos que mais acertaram durante o ano.

Qual é a importância do Boletim Focus?

O Boletim Focus possui, dessa maneira, absoluta importância na central do mercado. Aliás, é uma ferramenta que pode ajudar investidores no desenvolvimento de um planejamento de investimentos.

Afinal, é possível identificar o possível comportamento da economia, um dos fatores cruciais para uma boa tomada de decisão.

Foi possível saber mais sobre o boletim focus? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!