Muito famosa dentro do mercado financeiro, a BlackRock é uma companhia americana de gerenciamento de investimentos de nível global.

A BlackRock foi fundada em 1988, a princípio como uma gestora de ativos e hoje é responsável por administrar um patrimônio total de mais de US$ 6 trilhões de dólares.

Atualmente essa empresa possui uma capitalização de mercado de mais de US$ 86 bilhões e opera servindo os seus clientes com a venda de fundos mútuos, fundos de aposentadorias, entre muitos outros serviços.

BlackRock no mundo

BlackRock no mundo

A BlackRock está presente através dos seus escritórios em mais de 30 países espalhados pelo globo.  A carteira de ativos dessa empresa está dividida da seguinte maneira por continentes:

  • Americas: 63% dos ativos totais;
  • Europa: 29%;
  • Ásia-Pacífico: 8%.

Embora essa companhia não desfrute de um monopólio em seu setor, são pouquíssimas as empresas de grande porte que não possuem negócios com essa instituição financeira.

Nos EUA, por exemplo, metades das doações feitas nesse país dependem da BlackRock para a administração dos recursos, bem como uma grande parte dos planos de aposentadorias também.

Hoje, a maior parte dos recursos geridos por essa empresa são oriundos de clientes institucionais, como governos, fundos de pensão, fundos soberanos, entre outros.

Desse modo, com tantos recursos sobre gestão, essa companhia está entre os principais acionistas das maiores companhias do mundo, tais como a Apple, ExxonMobil e os grandes bancos americanos.

A origem do poder dessa companhia

A origem do poder dessa companhia

Boa parte do sucesso dessa empresa nos dias de hoje se deve ao seu moderno sistema computacional de gestão de risco de investimentos.

Além disso, outro fator de extrema relevância para o crescimento dessa companhia foi o seu bom posicionamento frente a ultima crise internacional, datada de 2008.

Naquela época, como o famoso banco britânico Barclays estava em dificuldades financeiras, o mesmo teve que vender a sua gigantesca divisão de fundos de investimentos.

Desse modo, em 2009, a BlackRock se aproveitando de sua sólida posição patrimonial, comprou por 10 bilhões de euros o negocio de gestão de recursos do banco inglês.

Essa sem dúvidas foi uma tacada extremamente importante para a história da empresa, da qual a fez atingir uma escala sem precedentes no planeta.

Outro beneficio relevante que veio a partir dessa aquisição foi a capacidade da empresa em fornecer fundos de índices negociados em bolsa, ou ETF.

Esses fundos funcionam como um espécie de cópia dos principais índices de ações de cada país. Dessa forma, o valor dessas unidades de fundo segue a variação do índice do qual ele estará equiparado.

Tenha em mente que esse é um produto cada vez mais demandado pelo mercado de capitais, muito por conta do seu preço mais acessível em relação à média das outras modalidades de fundos.

Desse modo, esse pacote de serviços se tornou uma das principais vantagens competitivas da empresa, pois ao mesmo tempo em que são fáceis de vender, também não agregam custos adicionais com pagamento de especialistas.

Por fim, podemos concluir que a BlackRock conseguiu crescer e se tornar uma companhia provedora de serviços completos para quase qualquer tipo de cliente muito por conta da sua qualidade operacional e capacidade de se posicionar estrategicamente nos momentos certos.

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.