Conhecimento

Bitcoin Mining: processo computacional que possui bastante complexidade

By 7 de dezembro de 2017 No Comments
Bitcoin Mining é um processo de computador usado em transações com Bitcoins

O Bitcoin Mining (ou mineração de Bitcoin) é um processo de computador peer-to-peer usado para proteger e verificar transações de pagamento com bitcoins de um usuário para outro em uma rede descentralizada.

Qualquer pessoa com acesso à um computador e internet adequados pode participar de um processo de Bitcoin Mining.

Desenvolvimento do Bitcoin Mining

Cada grupo de transações é chamado de bloco, e esses blocos são protegidos por mineiros de Bitcoin que se acumulam uns nos outros, formando, assim, uma espécie de corrente.

O processo de mineração envolve a compilação de transações recentes em blocos e a tentativa de resolver um enigma computacionalmente difícil.

Dessa forma, o primeiro participante que resolver o quebra-cabeça coloca o próximo bloco na cadeia de blocos e reivindica as recompensas.

O livro-caixa que registra essas transações passadas é chamado de blockchain, que serve para confirmar as transações que tem ocorrido pela rede.

O Bitcoin Mining foi projetado intencionalmente para ser intensiva em recursos e difícil de modo que o numero de blocos encontrados a cada dia pelos mineiros permaneça constante ao longo do tempo, produzindo um fornecimento monetário finito e controlado.

Dessa forma, a dificuldade na mineração depende de quanto esforço está sendo colocado nessa mineração em toda a rede, e essa dificuldade é ajustada por um protocolo que é atualizado a cada 2 semanas.

Além disso, o Bitcoin Mining é tão competitivo que, por vezes, utilizar CPU’s normais, consomem uma quantidade de energia superior à receita gerada com a mineração.

Dessa forma, foi criado um hadware para Bitcoin Mining conhecido como ASIC, que significa Application Specific Integrated Circuits, e foi projetado especificamente para mineração de Bitcoin.

Essa tecnologia foi lançada em 2013, e vem passando por constantes processos de atualizações e melhorias.

Uma forma também de economizar energia ao minerar Bitcoins é realizar esse processo em grande escala.

Tanto a energia de produção e a eletricidade costumam diminuir quando operando em larga escala.

Se o mineiro está rodando um grande numero de data centers, isso pode ser mais eficiente.

Ainda, é mais barato construir chips que são feitos para rodar em grandes bancos de dados e, dessa forma, pode-se distribuir a energia mais eficientemente de forma que não se precise de muitos fornecedores de energia.

O contrário pode ser dito quanto ao resfriamento, do qual irá custar mais a medida que se minera em grande escala.

Se o mineiro quer rodar uma grande operação e tem muito equipamento de mineração de bitcoin tudo em um lugar, existe menos ar para dissipar o calor nas redondezas do seu equipamento, aumentando, dessa forma, o seu orçamento.

Como a mineração cria novos Bitcoins

O objetivo principal da mineração é permitir que os usuários de Bitcoins alcancem um consenso seguro e inviolável.

Outro motivo também é a introdução de novos Bitcoins no sistema.

Os mineiros representam taxas de transações pagas, bem como subsídios de moedas recém-criadas, chamadas de recompensas de bloco.

Essa dinâmica serve para divulgar novas moedas de forma descentralizada, bem como motivar as pessoas a fornecer segurança para o sistema através da mineração.

Conclusão

Por fim, aquele investidor ou especulador que decidir usar o seu computador pessoal para minerar essa moeda virtual terá que levar em conta que o poder de processamento do seu computador será comprometido, bem como a energia gasta nesse processo será, por vezes, muito superior aos lucros auferidos.

Entendemos que o Bitcoin Mining é uma tarefa fundamental para a existência e o funcionamento da moeda, porém esses fatores determinantes devem sempre ser levados em conta.

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.