Acesso Rápido

    O que é um birô de crédito e de que forma atua no mercado?

    O que é um birô de crédito e de que forma atua no mercado?

    Sempre quando uma pessoa deseja obter um crédito ela passa por uma avaliação da instituição financeira. Nesse caso, a instituição faz uma consulta ao birô de crédito para saber mais informações sobre essa pessoa.

    Portanto, para evitar a inadimplência e ter restrição em um birô de crédito, é preciso que o consumidor organize suas finanças pessoais. Isso o ajudará inclusive a ter uma melhor saúde financeira.

    O que é birô de crédito?

    Birô de crédito é uma empresa que atua disponibilizando informações sobre o comportamento de crédito de todos os consumidores.

    É através desses dados que as empresas fazem análise de crédito para conceder ou não um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito para uma determinada pessoa.

    Planilha da Vida Financeira

    Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    As empresas do comércio varejista também fazem consultas aos birôs de crédito antes de realizar uma venda a prazo. Até porque a venda a prazo representa um crédito dado ao consumidor.

    Como funciona o birô de crédito?

    Para poder dispor dos dados relacionados aos consumidores, os birôs de crédito coletam as informações junto aos credores. Nesse caso podem ser lojas, bancos, financeiras e até mesmo bandeiras de cartão de crédito.

    Além disso os birôs também acessam fontes públicas para ter acesso ao histórico de crédito do consumidor. Isso quer dizer que eles fornecem informações de quem está solicitando crédito no mercado.

    Desse modo, ao invés da instituição financeira fazer uma consulta com diversas empresas, ela simplesmente consulta os birôs de crédito para saber informações sobre um determinado cliente.

    Os birôs de crédito no Brasil compilam os dados tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas e depois divulgam para quem tiver interesse.

    Os registros variam desde pendências de pagamentos até protestos, dívidas judiciais e em alguns casos até mesmo falências.

    Disponibilização dos dados pelo birô de crédito

    Os dados disponibilizados pelo birô de crédito são divididos em duas categorias: informações negativas e informações completas.

    As informações negativas contemplam somente inadimplências, mostrando a data do último pagamento realizado pelo consumidor.

    Já as informações completas mostram relatórios com todos e quaisquer tipos de informações que possam existir no histórico de crédito do consumidor.

    Nesse caso é disponibilizado as contas aberta e fechada por ele com detalhes sobre o limite de cada uma delas. Sendo que informações de dívidas que foram quitadas também aparecem nesse relatório.

    Quer começar a investir na Bolsa de Valores? Então baixe o nosso E-book Manual do Investidor.

    A importância do birô de crédito

    O birô de crédito possui, desse modo, uma grande importância para o mercado. Pois, eles ajudam a trazer mais transparência na relação credor-consumidor.

    É por meio das informações obtidas nos birôs de crédito que as instituições financeiras decidem, entretanto, por manter ou aumentar os limites de crédito de um consumidor.

    Eles também colaboram, contudo, para reduzir a inadimplência e com isso manter as taxas de juros no mercado em patamares aceitáveis.

    Além disso, eles ajudam o comércio varejista a ter menos prejuízos avaliando possíveis maus pagadores.

    Birô de crédito existentes no Brasil

    No Brasil existem 4 birôs de crédito: Boa Vista Serviços, Serasa, SPC e Quod. A Quod foi criada através da união de 05 bancos.

    Nesse caso, Banco do Brasil, Caixa Federal, Itaú, Bradesco e Santander se uniram para desenvolver o cadastro positivo e acompanhar de maneira mais consistente o comportamento das pessoas.

    Todos Birô de crédito fazem parte da Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC). Ela tem a missão de incentivar a educação financeira e também auxiliar a criação de um ambiente regulatório propício à gestão de crédito.

    A Legislação brasileira

    Para fornecer as informações sobre os consumidores é preciso, portanto, que os birôs sigam algumas leis.

    Há, no entanto, algumas proibições como compartilhar informações dos consumidores como sexo, saúde, origem social e étnica, além de convicções políticas, religiosas e filosóficas. Isso caracteriza vazamento de dados sensíveis.

    Caso haja um vazamento desses, o birô poderá, desse modo, tomar uma multa ou até mesmo acontecer o cancelamento de birôs de crédito.

    Foi possível compreender o que é um birô de crédito? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *