Big four
Por: Tiago Reis

Big Four: o grupo das quatro empresas mais importantes de auditoria

Qualquer empresa que deseje fazer a abertura de capital, como na Bolsa de Valores de Nova York, precisa passar por uma auditoria. As empresas mais famosas pela atividade são conhecidas como Big Four.

O grupo das Big Four é especializado auditoria externa e consultoria para empresas.

O que são as Big Four?

As Big Four são as quatro maiores e mais reconhecidas empresas de auditoria do mundo. São elas a Deloitte, a PriceWaterhouseCoopers, a Ernest&Young e a KPMG.

Os métodos de auditoria, a qualificação profissional e a integridade destas empresas tornaram o grupo das Big Four determinar e liderar o setor de auditoria e consultoria.

As quatro empresas atuam para atestar a transparência e integridade das contas de uma empresa. Isto é, prestam serviços para comprovar se estão sendo seguidos os acordos e regras. Além disso, o grupo das Big Four é líder no setor de auditoria.

Essas empresas produzem balanços para os maiores investidores do mundo. Isso porque têm muita confiança no mercado. Pela credibilidade do grupo das Big Four, empresas que passam por uma auditoria de uma das empresas são bem vistas pelo mercado financeiro.

Conheça um pouco sobre cada uma delas:

Deloitte

A Deloitte é uma empresa criada em 1845, que atualmente possui 700 escritórios em 150 países. Hoje, é a maior empresa de auditoria e consultoria em receita.

No Brasil, prestou os primeiros serviços de auditoria para empresas ferroviárias no Rio de Janeiro, em 1911. Desde então a empresa abriu escritórios em 12 cidades brasileiras. Atualmente, a Deloitte emprega cinco mil pessoas no país.

Contabilidade para Investidores

PriceWaterhouseCoopers

Também conhecida como PwC, a PriceWaterhouseCoopers nasceu da fusão de duas empresas de auditoria e consultoria empresarial. Hoje, a sede fica em Londres. Além disso, a Price está presente em 157 países.

A empresa é considerada a segunda das maiores empresas de auditoria do mundo. É, atualmente, a principal concorrente da Deloitte. No Brasil, a empresa atua desde 1915 e possui 17 escritórios.

Ernst&Young

Empresa criada em Londres, a E&Y emprega 231 mil pessoas em todo mundo. Atualmente, a empresa conta com 12 escritórios só no Brasil.

No país, a empresa teve uma receita superior a um bilhão de reais, em 2013. Além disso, no mesmo ano a empresa faturou 23 bilhões de dólares com os 728 escritórios em todo mundo.

KPMG

A empresa surgiu depois da fusão de duas empresas, em 1985. Do grupo das Big Four, a KPMG é a mais recente. No Brasil, a empresa atua com 4 mil funcionários nos 21 escritórios que possui no país.

Valuation e precificação de ativos

Atividades das empresas de auditoria

As empresas de auditoria e consultoria, como as Big Four, têm algumas atividades principais. Mas cada uma das empresas possuem uma carteira de serviços diferentes.

São cinco os principais serviços de auditoria e consultoria:

  1. Auditoria: Faz o exame das demonstrações contábeis de uma empresa. Isto é, permite que acionistas e investidores saibam os balanços financeiros estão corretos.
  2. Consultoria Empresarial: Faz a criação de estratégias e aprimoramento de processos e gestão;
  3. Financial Advisory: Consultoria para transações de fusões e aquisições;
  4. Consultoria em Gestão de Risco: Serviços para gestão de crises e estratégias de segurança e privacidade.
  5. Consultoria Tributária: auxilia a empresa perante suas responsabilidades fiscais, bem como processos de internacionalização, reorganizações societárias, fusões e aquisições e preços de transferência.

Entretanto, as quatro empresas se envolveram em um escândalo financeiro, em 2014. Na época, elas foram acusadas de evitar o pagamento de tributos para 343 empresas. Além disso, as operações teriam contado com apoio do governo de Luxemburgo.

Mesmo assim, as Big Four seguem como as empresas de auditoria e consultoria com maior credibilidade para o mercado financeiro e investidores. Quer ter mais informações sobre o mercado financeiro, com resumos, análises e artigos exclusivas da Suno. Para isso, basta se inscrever na lista WhatsApp da Suno e receber, gratuitamente em seu celular, conteúdos diários sobre economia, negócios e mercado financeiro.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno