bid ask spread
Por: Tiago Reis

O que é bid ask spread e como entender este conceito operacional?

As operações no mercado financeiro acontecem através do conceito de bid ask spread. Portanto, é preciso interpretar a variação ou spread operacional do bid-ask antes de abrir uma operação de compra ou venda.

A lógica do bid ask spread é aplicada, também, quando se negocia através de plataformas de investimentos.

O que é bid ask spread?

O bid ask spread é a margem do mercado para operações de compra e venda de ativos financeiros. É preciso ter em mente que os valores de compra e venda de papéis como ações são definidos pelo mercado. Ou seja, ao contrário de um produto em uma loja, que tem seu preço já definido, o preço de ativos financeiros dependem de negociação.

Portanto, um bid ask spread é a variação entre os lances de “bid” (oferta do comprador) e de “ask” (valor pedido pelo vendedor). Ou seja, trata-se da diferença entre a melhor oferta de compra e o menor preço aceito para a venda.

Essas ofertas ficam localizadas em um book de ofertas. É levando-se em conta as ordens dos investidores registradas neste book que as transações são concretizadas.

Caso uma operação seja efetivada, o vendedor receberá o valor da maior oferta (bid), enquanto o comprador pagará o menor preço pedido (ask). A diferença (spread) entre esses dois valores é paga ao agente responsável por concretizar a transação.

O bid ask spread pode ser usado para definir a liquidez de um ativo. Quanto menor o spread — ou seja, o custo da transação, maior será a liquidez. As moedas são considerados os ativos de maior liquidez existente.

Quer começar a investir na Bolsa de Valores? Baixe o e-book e aprenda como começar nesse mercado.

Invista como Warren Buffett

O que é bid ask?

O bid ask é um conceito vinculado ao book de ofertas. O termo bid é relacionado ao preço mais alto do book. E fica do lado dos compradores. O termo ask é relacionado ao preço mais baixo para vendedores, também está no topo do book, mas do lado dos vendidos.

Para uma operação lucrativa no mercado, os investidores precisam olhar para as variações e o preço. Pois precisam saber por qual valor será mais atrativo comprar ou vender.  Por exemplo, para operações com a estratégia position, os investidores utilizam o conceito de bid ask: isso acontece quando toma-se o topo do book com uma oferta melhor que a atual.

A diferença entre os preços cotados acontece através da figura de um market maker ou por meio de ordens limitadas. Assim, a diferença está relacionada entre as vendas e compras imediatas ou limitadas. O market maker, portanto, constitui uma entidade que precifica a liquidez do mercado.

Relação do bid ask spread e a liquidez

A relação entre a liquidez e bid ask é relacionada com:

  • Volume de ofertas no book;
  • Tamanho do spread (deve ser curto);
  • Ofertas agredidas rapidamente;
  • Volume de negociações do ativo;

Um ativo com boa liquidez precisa necessariamente ter um spread curto, e através de uma variação curta é possível realizar compras e vendas seguras. Ou seja, a probabilidade de entrar outros trades ou investidores comprando ou vendendo no mercado é alta.

Se temos um trader querendo vender a mercado para fechar sua posição no ativo, precisamos de outro trader disposto a comprar no mercado. Portanto precisamos de volume de ofertas mais a agressão ao book.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

No day trade, o conceito de spread é essencial para os trades. Antecipar essas variações são o que fazem, nas operações no dia a dia, os players no mercado.

Conseguiu entender mais sobre bid ask spread? Escreva nos comentários caso tenham ficado dúvidas sobre esse tema.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Daniel Oliveira 2 de maio de 2020

    No texto é citado que quando menor o spread, maior a liquidez. Portanto, no meu entender, um spread baixo denota uma aproximação maior em uma possível concordância de preços entre comprador e vendedor, mas não significa negócio fechado. E a liquidez só é alimentada por negócios fechados. Dessa forma, não seria mais adequado associar a liquidez somente quando se concretiza um negócio e não ao spread menor?

    Responder
    • Suno Research 2 de maio de 2020

      Olá, Daniel
      Quanto menor o bid ask spread de um ativo, maior a probabilidade que uma ordem de venda desse ativo seja efetivada, portanto a liquidez é maior.

      Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!