benchmark

Você sabe o que significa o Benchmark?

Benchmark é um importante parâmetro para os investidores de longo prazo, tanto em ações como em fundos imobiliários.

Então, basicamente se trata de uma referência com a qual o investidor compara a performance dos seus investimentos. Por exemplo:

  • CDI
  • Ibovespa
  • IFIX
  • 10%

Assim, podem existir tanto Benchmarks referentes a performance de um índice de mercado (CDI, Ibovespa, etc…) como em relação a um valor percentual fixo. Mas o primeiro tipo é mais comum na indústria.

Um conceito importante também é o de Alfa, que é a diferença entre a performance do seu portfólio (ou ativo) em relação aos Benchmarks. Chamamos isso de performance relativa.

Ou seja, se o portfólio tiver um retorno maior, dizemos que o Alfa é positivo enquanto uma performance inferior indica um Alfa negativo.

E como existem diversos investimentos que apenas acompanham esses Benchmarks, então a missão do investidor que seleciona ativamente seus investimentos é gerar um Alfa positivo.

Além disso, a comparação que faz mais sentido é sempre utilizar uma referência que seja da mesma classe de ativos em que estamos investindo. Por exemplo, Ações X Ibovespa, Fundos Imobiliários X IFIX, Renda Fixa X CDI.

Então vamos ver agora alguns dos principais Benchmarks utilizados no mercado.

Benchmark CDI

benchmark CDIO CDI, ou certificado de depósitos interbancário, é a referência mais comum dos investimentos em Renda Fixa aqui no Brasil.

De fato, para atrair novos investidores, os emissores de CDB, LCI e outros títulos oferecem taxas como 110% do CDI, 140% do CDI. Então, nesses casos o Alfa (antes de IR) seria de 10% e 40% do CDI, respectivamente.

Mas o CDI também é comparado às vezes com Ações.

O motivo disso é que, devido ao histórico de altas taxas de juros no Brasil, esse indicador superou por vários anos o Ibovespa. Mas essa é uma distorção que acreditamos que não irá se repetir no futuro.

E é lógico que se um portfólio de ações superar o Ibovespa mas perder para o CDI, então era melhor ter investido na Renda Fixa.

Benchmark Ibovespa

benchmark IbovespaO Ibovespa é a referência para o mercado de ações nacional. Esse índice é calculado desde 1968 e sua composição muda periodicamente para refletir de forma adequada a performance média das ações brasileiras.

Mas existem críticas sobre o Ibovespa.

E a principal delas é que esse é um índice muito concentrado em poucas empresas e setores.

Portanto, não refletiria de forma adequada o mercado acionário.

De fato, apenas 9 empresas representavam quase 59% do índice em 19/04/2018.

Uma alternativa defendida muitas vezes é utilizar o índice IBrX 100.

Benchmark IFIX

benchmark IFIXO IFIX é o índice de referência para os Fundos Imobiliários (FIIs).

E como o mercado de FIIs ainda é muito novo, esse índice também é recente. De fato, começou a ser divulgado apenas em 2010.

Desde 2010 até hoje, o IFIX superou tanto CDI como o Ibovespa.

E por esse motivo, às vezes os investidores de ação também comparam suas carteiras com o IFIX.

Conclusão sobre Benchmark

conclusão benchmark

conclusão benchmark

O Benchmark é uma importante referência para o investidor de longo prazo. Afinal, todo o trabalho de seleção e acompanhamento de ativos deveria, em tese, render mais do que algum índice passivo.

 

Compartilhe a sua opinião
Rodrigo Wainberg

Rodrigo Wainberg

Profissional aprovado no Level III da certificação CFA, investidor em ações há 6 anos, possui registro de Analista e Consultor de Valores Mobiliários, e é Bacharel em Física pela UFRGS.