Bear Market é uma expressão que representa um cenário de queda prolongado
Por: Tiago Reis

Bear Market: Você conhece esse termo bastante utilizado no mercado?

Compreender a maior quantidade possível de termos e expressões do mercado financeiro contribui bastante para que um investidor apresente um maior grau de familiaridade no âmbito de suas aplicações financeiras e, neste sentido, compreender o significado de Bear Market é bastante significativo.

Mesmo diante dessa necessidade, muitas pessoas ainda não possuem conhecimento acerca desse termo e, por conta disso, uma breve explanação a respeito de o que é Bear Market se faz interessante.

Bear Market – Conceito

O Bear Market pode ser compreendido como uma condição de mercado em que os preços dos papéis negociados apresentem uma tendência de queda e, por consequência, uma onda de pessimismo generalizado faz com que um efeito dominó seja desencadeado no sentido descendente dos preços dos ativos presentes no mercado de ações.

Nessa conjuntura, é comum que a maioria dos investidores antecipem as suas perdas à medida que o pessimismo e a venda dos papéis aumentam no mercado.

Entretanto, o Bear Market não deve ser confundido com uma correção de preços, que normalmente é uma tendência de curto prazo com duração inferior a dois meses.

Muito embora essas mencionadas correções normalmente ofereçam um bom momento para que os investidores simpatizantes do Value Investing – escola de investimentos preconizada por ninguém menos que Warren Buffett – encontrem boas oportunidades de entrada nos ativos mercados de ações a preços descontados, os Bear Markets raramente oferecem pontos de entrada adequados.

Isso pode ser explicado pelo fato de ser quase impossível determinar até que ponto as quedas desse tipo de mercado podem chegar.

Neste cenário, existem muitas pessoas que operam vendidos ou usam outras estratégias para se obter ganhos com a queda dos mercados, comportamento este que não recomendamos por consideramos extremamente perigoso.

A título de curiosidade, o último Bear Market de dimensões mundiais coincidiu com a crise financeira global de 2008, ocorrida entre outubro de 2007 e março de 2009, ao passo que, no Brasil, isso foi muito observado durante a grave recessão econômica a qual o país enfrentou entre 2014 e o início de 2017.

Considerações

É interessante destacar, conforme mencionado anteriormente, que investidores podem obter ganhos em um mercado nessa conjuntura através da venda a descoberto.

Isto pode ser explicado pelo fato de que esse tipo de transação financeira envolve a venda de ações alugadas no intuito de recomprá-las de volta, posteriormente, a preços mais baixos.

Contudo, é necessário frisas que esses tipos de especuladores devem tomar emprestadas as ações de outro investidor antes de que uma ordem de venda desse ativo seja feita.

Neste sentido, o montante de lucro e/ou prejuízo desses especuladores é a diferença entre o preço ao qual as ações foram vendidas no mercado e o preço no qual elas foram compradas de volta.

Também conhecido como Short, esse tipo de operação, conforme destacado, é motivado pela expectativa de que o preço daquele papel caia, por qualquer que seja o motivo.

Conclusão

Conforme foi possível constatar, o Bear Market pode ser entendido como um movimento de queda bastante acentuado nos preços de ativos negociados na bolsa de valores durante um bom período de tempo, o que pode representar, para investidores de valor, um cenário de boas oportunidades de entrada em bons negócios a preços abaixo do seu valor intrínseco.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno