Acesso Rápido

    Bandeiras de cartão: entenda melhor qual sua importância

    Bandeiras de cartão: entenda melhor qual sua importância

    Uma dúvida comum entre os usuários de cartões de crédito é em relação a escolha de bandeiras de cartão. Esse mercado é formado por um oligopólio.Todavia, ele vem se abrindo ao longo dos anos.

    Cada uma das bandeiras de cartão possuem características que podem ser mais úteis para grupos determinados de usuários. Dessa forma, como o uso do pagamento via cartão cresce, novas bandeiras com mais especificidades vem surgindo para se adequar aos novos clientes.

    O que são bandeiras de cartão?

    Uma bandeira de cartão realiza a mediação das operações de venda que são realizadas em um estabelecimento comercial, junto à operadora do cartão de crédito. As bandeiras de cartão mais conhecidas que estão em circulação no mercado são Mastercard, Visa, Hipercard, Elo, Diners e American Express. No Brasil, possuem um market share total de 98%, além de inúmeros cartões de crédito aceitos globalmente.

    Planilha de Orçamento Familiar

    Como anda a organização das suas contas? Baixe gratuitamente nossa planilha de Orçamento Familiar e melhore o planejamento financeiro da sua família!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Dessa forma, como ela faz a intermediação dessa relação, a principal função da bandeira do cartão é diz respeito à aceitabilidade do cartão de crédito ou débito nos pontos de venda. E esse tipo de empresa também que determina as regras de utilização do cartão.

    Ela é diferente da operadora do cartão. Essas são instituições que administram a emissão do cartão e determinam as anuidades, os juros e o limite dos cartões de crédito. Além de instituições financeiras, algumas rede de lojas, empresas aéreas e de outros setores de consumo também realizam a emissão de cartões de crédito para seus clientes.

    Dessa forma, um cartão com a mesma bandeira, mas emitido por duas instituições financeiras diferentes pode possuir características completamente diferentes. Seja em relação a anuidade ou mesmo em relação aos juros cobrados.

    Todavia, o fato dos dois cartões possuírem a mesma bandeira significa que ambos os cartões são aceitos nos mesmos estabelecimentos. Nesse caso, é necessário atentar-se apenas as características mais específicas do cartão, como ser cartão nacional e internacional ou cartão de crédito pré-pago.

    Principais bandeiras de cartão

    Atualmente, as principais bandeiras de cartão de crédito disponíveis no mercado são:

    • Visa;
    • Mastercard;
    • American Express;
    • Elo;
    • Hipercard;
    • Dinners Club;
    • Sorocred.

    O mercado de bandeiras de cartão no Brasil, até poucos anos atrás, era formado basicamente por duas empresas: Visa e Mastercard. Apesar das duas continuarem sendo as líderes do mercado, outras bandeiras vêm ganhando espaço.

    Além da Elo, que é uma bandeira de alcance nacional, outras marcas regionais estão adquirindo mais clientes. Dessa forma, é importante se atentar às características das principais bandeiras de cartão.

    1. Visa

    A Visa é uma das duas principais bandeiras de cartão no mundo. É aceita em cerca de 200 países e possui cerca de 1 bilhão de cartões emitidos.

    1. Mastercard

    Junto com a Visa, é uma das duas principais bandeiras de cartão no mundo. É aceita em um número um pouco maior de países ao redor do mundo que sua principal concorrente, cerca de 210. Além disso, possui cerca de 700 milhões de cartões emitidos ao redor do mundo

    1. American Express

    A American Express (AMEX) é uma bandeira de cartão mais utilizada por usuários com maior renda. Apesar disso, essa bandeira tem opções para usuários com ganhos a partir de R$ 1.500,00 por mês. Dessa forma, é uma bandeira pouco utilizada no Brasil, mas que vem sendo mais aceita entre os estabelecimentos nos últimos anos.

    1. Dinners Club

    Essa bandeira também é mais utilizada por usuários de alta renda. O cartão mais básico dessa bandeira exige uma renda mínima de R$ 3.000,00. Todavia, essa bandeira concede alguns benefícios para seus usuários, como programa de pontos exclusive, acesso a salas VIP em aeroportos e seguro para viagens.

    Quer controlar melhor as suas finanças? Baixe a planilha de Controle de Gastos da Suno.

    1. Elo

    Essa bandeira de cartão totalmente brasileira. Ela é derivada de uma parceria entre Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco. Essa bandeira já é a terceira mais usada no Brasil, perdendo apenas para Visa e Mastercard.

    A popularização da Elo ocorreu devido ao fato dela gerar menos custos para as instituições financeiras do que as duas líderes do mercado. Além disso, a aceitabilidade dessa bandeira no mercado vem aumentando ao longo do tempo.

    1. Sorocred

    Outro tipo de bandeira de cartão são as regionais, que vem ganhando espaço no mercado. A principal delas é a Sorocred. Criada para comerciantes na região de Sorocaba no interior de SP, a Sorocred hoje abrange dois milhões de estabelecimentos no Brasil.

    A Sorocred é aceita em um número menor de estabelecimentos que as outras grandes bandeiras. Dessa forma, ela oferece vantagens financeiras, como por exemplo, só é cobrada anuidade nos meses nos quais o cartão é utilizado.

    Como escolher a bandeira de cartão?

    Além da importância da aceitação do cartão em estabelecimentos, há outras especificidades que devem ser analisadas. Cada bandeira de cartão pode conceder um programa de milhas diferente ou programa de fidelidade mais vantajosos.

    Dessa forma, analisar bem qual será a função daquele cartão é importante no processo de como escolher a bandeira do cartão. Portanto para decidir qual a melhor bandeira de cartão, é necessário ter em mente como ele será utilizado.

    Portanto, caso o cartão vá ser utilizado em viagens internacionais, a melhor opção são as duas maiores empresas, Visa e Mastercard. Dado que elas são aceitas em mais países e em mais estabelecimentos. Contudo, caso o uso seja mais restrito, apenas para compras no Brasil ou até mesmo na região em que vive, os cartões regionais e o Elo podem ser alternativas melhores. Eles costumam implicar em menos taxas para os bancos e consequentemente menos taxas para os usuários.

    Outro fator que pode ser levado em conta nessa análise, são os programas de milhas. Eles variam de cartão para cartão. Dessa forma, para determinados usuários, um programa de milhas mais vantajoso pode ser algo a ser levado em conta.

    Esse artigo ajudou você a entender como funcionam as bandeiras de cartão? Deixe suas dúvidas e comentário abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *