Sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento

O desenvolvimento social, econômico e institucional da América Latina e do Caribe é o foco principal do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A instituição foi criada em 1959 para atuar como fonte de financiamento para ações e projetos que contribuam para os seus objetivos.

Banco Interamericano de Desenvolvimento atua em projetos de pesquisa, avaliações independentes e assessoria sobre políticas relacionadas às suas iniciativas. Assim, também oferece apoio técnico, empréstimos, doações e financiamentos aos países com ações que tenham a finalidade de reduzir a pobreza e a desigualdade.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento, ou BID, é um banco de fomento que fornece financiamentos para países da América Latina e Caribe. Ele tem o objetivo de melhorar o desenvolvimento econômico e social da região.

Sua sede fica em Washington, nos Estados Unidos, e financia projetos que envolvem desde a conservação do meio ambiente até a recuperação de rodovias e aeroportos de seus países membros.

Uma vez que seus objetivos focam no desenvolvimento, a instituição também atua na capacitação profissional da população. Dessa forma, ela oferece apoio financeiro e técnico a organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e governos dos países mutuários.

As ações executadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil já capacitaram mais de 220 mil trabalhadores em enfermagem e mais de 90 mil auxiliares. Além disso, Projetos socioambientais também ganharam o financiamento do BID, e os investimentos no país já ultrapassam os 100 bilhões há alguns anos.

Formado por 48 países, o banco conta com representações em todos os seus mutuários. Do total de países que fazem parte da instituição, 26 são latino-americanos e detentores de participação majoritária.

Ações do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Banco Interamericano de Desenvolvimento

Uma vez que a melhoria da qualidade de vida em âmbitos diversos está entre seus objetivos, a instituição destaca entre suas principais iniciativas:

  • Políticas sociais de equidade
  • Integração internacional competitiva
  • Infraestrutura para competitividade
  • Incentivo à sustentabilidade
  • Proteção do meio ambiente
  • Instituições para o bem-estar social
  • Aumento de segurança alimentar

O incentivo ao combate da corrupção, a criação de redes de segurança para a população de baixa renda e a expansão de acesso a serviços de saúde e nutrição são algumas das ações do BID voltadas para o bem-estar e a igualdade social.

Uma vez que as iniciativas da instituição são voltadas para o crescimento social e a competitividade nos âmbitos regional e global, também se destacam o fortalecimento de PMEs entre suas ações.

Além disso, a modernização da justiça criminal, a implementação de acordos comerciais e a promoção de exportações e investimentos estrangeiros.

No que se refere às iniciativas do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a proteção do meio ambiente estão alguns investimentos em meios de transporte sustentáveis. Portanto, a busca por combustíveis alternativos e energias renováveis também faz parte das ações do BID.

Além disso, ações para o desenvolvimento agrícola fazem parte do planejamento e das estratégias do banco.

Quais são os países de participação majoritária no BID

Os 26 países latino-americanos e do Caribe (que contam com representações e têm participação majoritária no Banco Interamericano de Desenvolvimento) são os seguintes:

  1. Argentina
  2. Bahamas
  3. Barbados
  4. Belize
  5. Bolívia
  6. Brasil
  7. Chile
  8. Colômbia
  9. Costa Rica
  10. Equador
  11. El Salvador
  12. Guatemala
  13. Guiana
  14. Haiti
  15. Honduras
  16. Jamaica
  17. México
  18. Nicarágua
  19. Panamá
  20. Paraguai
  21. Peru
  22. República Dominicana
  23. Suriname
  24. Trinidad e Tobago
  25. Uruguai
  26. Venezuela

Os demais países que fazem parte do grupo do BID e não contam com participação majoritária. Por fim, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Israel, Itália, Japão, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça.

Uma Assembleia de Governadores é realizada anualmente para tomar as principais decisões em relação às diferentes iniciativas do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Por isso, e buscando sempre a transparência, a lista de resoluções pode ser acessada no site da instituição.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.