Acesso Rápido

    Bancário: entenda como atua e qual é a função deste profissional

    Bancário: entenda como atua e qual é a função deste profissional

    A profissão de bancário sempre foi uma das mais almejadas em todo o mercado de trabalho. Afinal, por trabalhar em um setor que lida com dinheiro, essa profissão possui uma boa remuneração bem com excelentes benefícios.

    No entanto, por conta do desenvolvimento tecnológico, as atribuições do bancário no mercado financeiro estão mudando a cada dia, exigindo desse profissional novas habilidades.

    O que faz um bancário?

    A grosso modo, um bancário é o profissional que trabalha no setor operacional de um banco, sendo responsável pela execução de atividades administrativas e de rotina dentro das agências.

    Esse profissional pode também ser responsável pelo atendimento ao público, assim como pelo alcance de metas e objetivos imposto pela instituição onde trabalha.

    Minicurso: Investindo no Tesouro Direto

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos sobre o Tesouro Direto para quem quer começar a investir!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Considerando a sua amplitude, um bancário participa desde os processos internos de rotina até o esclarecimento de dúvidas ao público.

    Portanto, o profissional pode exercer diversas atividades dentro de uma instituição. Por isso é bem comum que ele esteja sempre trocando de função para entender o processo como um todo.

    Essa é uma profissão bastante atraente, visto que normalmente oferece uma boa remuneração, benefícios atrativos, além de um bom plano de carreira.

    Como atua um bancário?

    Além de saber como atua, é importante saber onde atua um bancário.  Desse modo, ele atua dentro de uma agência bancária como facilitador de serviços financeiros. Ou seja, é o responsável por levantar as necessidades dos clientes e atendê-las de acordo com o perfil de cada um.

    A rotina dentro de uma instituição financeira é bastante complexa, e por vezes acaba sendo fragmentada, sendo que cada profissional é responsável por executar uma etapa do processo.

    Por exemplo: um bancário poderá ser o responsável pela abertura de contas de pessoas físicas, outro por abertura de contas de pessoas jurídicas, outro por pagamentos de boletos, vendas de produtos, sugestão de investimentos.

    Além disso, o profissional também pode exercer rotinas internas dentro do banco como fechamento de caixa, produção de relatórios, ou participar de processos mais burocráticos para os clientes.

    Normalmente um bancário poderá ser caixa, atendente ou gerente, sendo comum ele subir nesta hierarquia com o tempo.

    Qual a qualificação necessária para ser bancário?

    Há uma gama de atuação bastante ampla dentro de um banco. Dessa forma, para exercer algumas atividades é exigido que o profissional tenha nível superior.

    Entretanto, para as atividades de atendimento ao público e caixa, normalmente é exigido somente o segundo grau completo. No entanto, os critérios são definidos pela própria instituição, podendo variar.

    Um dos fatores atrativos desta profissão é o expediente bancário. Afinal, a carga horária da profissão é menor quando comparada a outros setores da economia como a indústria e o comércio.

    No entanto, por conta das transformações tecnológicas o profissional está assumindo cada vez mais novos papéis, assim como aprendendo a trabalhar em plataformas digitais de atendimento ao público.

    Ademais, o profissional precisa ter facilidade de comunicação, assim como boa capacidade de raciocínio lógico, e claro, gostar de números.

    Diferença entre bancário, banqueiro e correspondente bancário

    É bastante comum pessoas confundirem os termos bancário, banqueiro e correspondente bancário. Contudo, há uma diferença significativa entre eles.

    O bancário é o profissional que trabalha dentro de um banco, exercendo as atividades rotineiras da instituição que podem variar de acordo com as atribuições que lhe foi conferida. Já o banqueiro é o dono de um banco.

    Por fim, o correspondente bancário é uma empresa contratada por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central para efetuar a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições.

    Ou seja, o correspondente bancário não é um funcionário interno do banco, mas sim uma empresa que facilita o acesso de clientes aos serviços oferecidos por uma determinada instituição.

    Foi possível entender o que é um bancário? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *