b3

Quem negocia ativos, tais como as ações na bolsa de valores, participa de um processo no qual a B3 é peça chave.

Mas o que é a B3?

A B3 é a responsável pela bolsa de valores no Brasil. Além disso, incorpora também a bolsa de mercadorias e futuros. Além da Cetip, uma instituição de custódia de títulos públicos e privados.  A empresa fornece serviços criação e administração de sistema de negociação, compensação, liquidação, depósitos e registros para diferentes classes de ativos.

Na bolsa de valores é possível negociar desde ações até ativos complexos, como os derivativos. Também é possível negociar moedas estrangeiras e commidities relacionadas ao agronegócio, tais como:

  • Milho
  • Soja
  • Café

A B3, além de companhia responsável pela bolsa de valores, é também ela mesma listada na bolsa. Inclusive, é listada como presente no novo mercado, o mais alto grau de governança corporativa no Brasil.

Importância da B3

importância da B3

A bolsa de valores possui diversas funções no processo de negociação de ativos.

A principal delas é fornecer liquidez ao mercado.

Assim, as pessoas conseguem ter maior segurança em adquirir ativos, pois sabem que, se precisarem dos recursos, contaram com um ambiente para transformar o seu investimento em dinheiro.

A B3 garante um espaço seguro para as negociações de compra e venda de ativos, e ainda fornece transparência ao mercado.

Afinal, quase todas as negociações são públicas, então as pessoas conseguem saber exatamente o preço de determinado ativo.

A bolsa de valores também apresenta uma importância muito grande para o desenvolvimento econômico do país.

Mas de que forma isto acontece?

Isto ocorre pois muitas empresas se voltam para a B3 para obter financiamentos para, dessa forma, executar os seus projetos.

Através de um processo de IPO a empresa realiza a venda de ações e adiciona recursos ao seu caixa.

Este caixa posteriormente é utilizado para financiar as atividades da empresa.

Enquanto que, os que compraram as ações, se associam ao projeto buscando a valorização de capital e o recebimento de dividendos, que nada mais é do que parte do lucro da empresa.

Assim, é possível afirmar que, quando bem projetado o projeto de listagem de ações na bolsa favorece a ambas as partes.

Pois as empresas conseguem o capital necessário para se desenvolver e os sócios conseguem lucrar com o empreendimento.

Para se ter uma ideia de como se dá um processo de IPO convém ler o relatório elaborado pela Suno Research a respeito do IPO da Hapvida.

A Hapvida é uma empresa que busca expandir as suas operações para a região Sul e Sudeste do país, e serve como um ótimo exemplo para como os IPOs buscam ser estruturados em um formate que favoreça a empresa e os acionistas.

Conclusão sobre a B3

conclusão sobre a B3

A bolsa de valores é de suma importância para o desenvolvimento da economia do país.

Provendo liquidez e transparência aos negócios, a B3 consegue fomentar a evolução da economia brasileira. Principalmente por fornecer para as empresas um ambiente para captar o capital necessário para dar prosseguimento aos seus projetos.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.